Simers se engaja na campanha de combate à dengue
Defesa

Simers se engaja na campanha de combate à dengue

Compartilhe

17/03/2022 14:45

 

A diretora do Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (Simers), Bruna Favero, participou nesta quinta-feira, 17, de reunião com a Prefeitura e órgãos de saúde para definir  estratégias de combate ao surto de dengue que está sendo verificado em regiões da Capital. “É o momento de nos somarmos às ações de prevenção e para isso estamos mobilizando o Núcleo Médico Jovem e Núcleo Acadêmico para capacitar profissionais que estarão nessa campanha, e o HUB da Solidariedade também atuará nas ações de combate em conjunto com a prefeitura”, destacou a diretora. 

 

O surto apresenta crescimento de casos na ordem de 276%, conforme a Vigilância em Saúde de Porto Alegre, com a confirmação de 26 para 98 casos entre os dias 5 e 15 de março, significando 72 a mais. Conforme Bruna Favero, a melhor forma de prevenir a doença é evitar a proliferação do mosquito Aedes Aegypti, eliminando água armazenada que pode se tornar possível criadouro, como em vasos de plantas, galões de água, pneus, garrafas plásticas, piscinas sem uso e sem manutenção e até mesmo em recipientes pequenos, como tampas de garrafas.

 

Ela explica as características da doença como sendo febril que pode apresentar quadro grave e que tem o ciclo iniciado pela picada do inseto. Após picar uma pessoa infectada com um dos quatro sorotipos do vírus da dengue, a fêmea do mosquito pode transmitir o vírus para outras pessoas. Os sintomas são muito parecidos com os da COVID-19, entre eles, dor no corpo, dor articular, fraqueza, dor abdominal, febre alta, náusea e vômitos, esclarece.

 

Já o diretor da Vigilância em Saúde, Fernando Ritter sugere que medidas simples podem ser adotadas, como substituir a água dos pratos dos vasos de planta por areia; deixar a caixa d'água tampada; cobrir os grandes reservatórios de água, como as piscinas, e remover do ambiente todo material que possa acumular água. Em caso de dúvida, ligar para o telefone 156, da Prefeitura. A concentração de casos é verificada na zona sul, no bairro Vila Nova e na zona leste, no bairro Jardim Carvalho. Também há episódios pontuais nos bairros Coronel Aparício Borges, Azenha, Bom Fim, Cidade Baixa, Glória, Menino Deus e Região Central.

 

Sintomas: Covid x Gripe x Dengue

Covid-19

Entre os sintomas possíveis: dor de cabeça, febre, tosse, diarreia, perda de olfato e paladar, dor de garganta, mal estar, produção de escarro, dor no peito, falta de ar

Gripe

Tosse (geralmente seca), febre, dor de cabeça, dores no corpo e mal-estar e cansaço. Podem ocorrer dor de garganta, diarreia (especialmente em crianças) e coriza ou congestão nasal (nariz entupido).

Dengue

Diarreia, dores nas articulações, manchas vermelhas no corpo, dor atrás dos olhos, fadiga e dores musculares, conhecidas como mialgia. Queixas de náuseas, vômito, dor abdominal, letargia, irritabilidade e confusão mental podem indicar agravamento da doença.

 

Fonte: Ministério da Saúde

 

Fotos: Mateus Raugust/PMPA

Tags: Medicina Médicos dengue

Aviso de Privacidade

O Simers utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para melhorar a experiência de usuário. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Ver Política