Sírio-Libanês fará consultoria para Hospital Beneficência em Porto Alegre
A Luta

Sírio-Libanês fará consultoria para Hospital Beneficência em Porto Alegre

Compartilhe

07/02/2018 08:57

A notícia de que o Hospital Sírio-Libanês, de São Paulo, fará consultoria para o Hospital Beneficência Portuguesa foi considerada pelo Simers como um passo decisivo para a recuperação da instituição. “Agora temos certeza de que vamos recuperar o Beneficência e ele voltará a atender com capacidade plena”, afirma o presidente do Simers, Paulo de Argollo Mendes.
Além da consultoria, outras medidas em andamento são uma auditoria financeira, negociação  com hospitais que possam assumir a instituição e um plano de saúde interessado em credenciar para atendimento, elenca Argollo.
A escolha do Sírio foi confirmada nesta terça-feira (6) pelo Ministério da Saúde e pelo deputado Jerônimo Goergen, que vem apoiando a forte campanha liderada pelo Simers para salvar o hospital. O Sírio-Libanês é uma das seis instituições do país que integram o Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (Proadi-SUS), financiado com recursos de isenção fiscal (Cofins e cota patronal do INSS). Pelo programa, o hospital paulista dará consultoria, fazendo um amplo diagnóstico, transferirá tecnologias de gestão e auxiliará o Beneficência a se reestruturar como uma instituição hospitalar.
“O Sírio vai fazer um estudo aprofundado para ter um diagnóstico preciso. Em paralelo, já está ocorrendo uma auditoria do Banrisul para avaliar a condição financeira para que o hospital possa acessar empréstimo e sanear as dívidas”, informa o presidente do Simers. Já se avalia a possibilidade de algum outro hospital alugar a estrutura para atender pelo SUS, enquanto o Beneficência se reestrutura para voltar com tudo.
Outra medida que também é esperada para breve é a abertura de 30 leitos de psiquiatria, que o Estado já manifestou que repassará verbas à prefeitura de Porto Alegre. “Leito psiquiátrico é mais fácil de manter, não precisa bloco cirúrgico, não exige muitos exames”, observou Argollo. Há carência muito alta de leitos em saúde mental, principalmente para crianças e adolescentes que hoje ficam internados em consultórios das emergências do SUS.
Atualmente, apenas três pacientes estão internados no Beneficência. A baixa ocupação se deve à condição do estabelecimento e serve para deixá-lo aberto. “Se transferirmos estes doentes, o hospital fecha e não reabre”, preocupa-se o dirigente.

Campanha Simers

O Simers lidera a campanha para salvar o Beneficência Portuguesa da crise vivenciada pela instituição que ameaça fechar as suas portas. A entidade busca apoio junto a diferentes esferas da sociedade para manter os cerca de 160 leitos do hospital funcionando.

Como ajudar: 

Uma das formas de ajudar no resgate do Beneficência é a partir de doações em conta bancária. Qualquer valor poderá ser depositado e o uso do dinheiro arrecadado será controlado pela nova gestão interina do Beneficência. O valor será destinado a pagar os custos com funcionários e demais gastos necessários para manter a instituição viva.

Banrisul

Conta 06.205518.7-4

Agência 0100

(CNPJ 92.740.539/0001-03)

Tags: consultoria Hospital Sírio-Libanês Hospital Beneficência Portuguesa

Aviso de Privacidade

O Simers utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para melhorar a experiência de usuário. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Ver Política