Torres: população espera mais de um ano por exames
A Luta

Torres: população espera mais de um ano por exames

Compartilhe

23/11/2017 16:22

Tem eletrocardiograma mas não tem quem possa interpretar para diagnóstico 171122_Vistoria Torres_Juliane Soska (4)

Um simples exame de sangue pode levar mais de um ano para ser feito em postos de saúde de Torres, uma das maiores cidades do Litoral Norte gaúcho. A demora, que adia diagnóstico e detecção de uma doença que pode ser grave, atinge ainda preventivos de câncer de colo de útero e um raio-x, denuncia o Sindicato Médico do RS (Simers), que constatou as dificuldades ao visitar as unidades e ouvir queixas, nesta quarta-feira (23/11).

Não é de hoje que o Simers acompanha a situação da saúde de Torres. Há mais de um ano a entidade médica monitora e cobra soluções das péssimas condições das unidades de saúde locais. "É dramático isso. Além de exames que podem levar mais de um ano para serem feitos, os mais rápidos levam de cinco a seis meses", lamenta a diretora da entidade médica, Gisele Lobato.

O Simers constatou uma rotina inaceitável para o porte de uma cidade como Torres, com cerca de 38 mil habitantes e prestes a entrar no período do veraneio, que triplica ou mais que isso a população até março. "Descobrimos que materiais coletados são encaminhados para análise em Osório (!), ampliando o tempo de recebimento dos resultados e a limitação da cota disponível para as unidades", alarma-se Gisele.

O que ocorre: com 80 exames disponíveis por semana, o médico de um posto conseguirá indicar exames para apenas cinco dos mais de cem pacientes atendidos no período. “O que vimos nesta visita foram absurdos do descaso com a população. O Simers vai denunciar e exigir providências imediatas da gestão pública”, afirmou a dirigente.

LISTA DE DIFICULDADES:

(1) Tem eletrocardiograma, mas falta quem o interprete: outro problema detectado pelo Simers. Torres tem somente um aparelho para realizar exame de eletrocardiograma - usado para detectar problemas do coração. Só que não há um profissional para emitir os laudos, ou seja, interpretar o resultado. Com isso, os pacientes precisam se deslocar para outras regiões ou pagar por um exame particular.

(2) Sem pediatras na rede: há apenas uma especialista na área atendendo e que está em licença saúde. Outra área descoberta é a obstetrícia de alto risco.

(3) Sem profissionais técnicos de enfermagem: prejudica o serviço no posto de Estratégia Saúde da Família (ESF) São Jorge. No local, uma enfermeira fica responsável por coletar exames, como preventivo de colo do útero, realizar as consultas nas casas de pacientes que não podem se locomover e fazer curativos.

(4) Abuso de autoridade: profissionais relatam que estão sendo coagidos por políticos e gestores de Torres, que questionam a conduta médica e a triagem realizada pela equipe de enfermagem. A atitude tensiona o trabalho e as relações. Alguns casos dão conta de abuso da autoridade para encaixar pacientes na agenda dos profissionais.

Prefeitura não cumpre prazo de resposta para médicos do PA

 Um dos focos de problemas é a manutenção dos médicos do Pronto Atendimento da cidade. Desde outubro do ano passado, o Simers acompanha o dilema vivido pelos 25 médicos que atendem no local. Desde lá, a administração municipal não propôs uma solução para o incentivo remuneratório dos profissionais, que podem romper o contrato. Mesmo com a presença e pressão do Simers no local, o prefeito, Carlos Souza, e a secretária de saúde, Suzana Machado, não retornaram os inúmeros pedidos da entidade médica, demonstrando o descaso com a saúde da cidade e seus médicos.

Tags: Descaso com a saúde; Litoral;

Aviso de Privacidade

O Simers utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para melhorar a experiência de usuário. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Ver Política