Trabalhadores da saúde aceitam proposta de reposição salarial do Sindihospa
A Luta

Trabalhadores da saúde aceitam proposta de reposição salarial do Sindihospa

Compartilhe

29/11/2016 16:43

Os trabalhadores da saúde, incluindo médicos, ligados ao Sindicato dos Hospitais e Clínicas da Capital (Sindihospa) aceitaram a proposta de reposição salarial feita pelo Tribunal Regional do Trabalho (TRT) da 4ª Região. A decisão ocorreu em assembleia geral unificada, ocorrida nesta terça-feira (29), no Hospital Nossa Senhora da Conceição. A proposta feita na audiência de conciliação no TRT, em 18 de novembro, pelo o desembargador e vice-presidente do TRT4, João Pedro Silvestrin, e a procuradora do Ministério Público do Trabalho (MPT), Beatriz Fialho, determina a reposição integral da inflação, com reajuste em cinco etapas. Para médicos e odontólogos, que têm data-base em julho, os índices serão: 3,5% em setembro e 1,45% em novembro de 2016; 1% em abril, 1% em maio e 2,23% em junho de 2017, o que representa a reposição integral da inflação referente à atual negociação.
Assembleia Sindihospa Conceição categorias aprovam proposta Paulo de Argollo mendes Crédito Foto Vlademir Canellas Divulgação Simers 29112016
Argollo (de azul) destacou a união histórica das categorias. Foto: Vlademir Canella/Simers
A proposta foi aprovada por unanimidade pelas 18 entidades, entre sindicatos e associações, que mostraram força pela conquista obtida. “Independentemente do acréscimo na remuneração da recuperação salarial, tivemos nesse movimento uma vitória inédita na história de todas essas categorias, que foi trabalhar em uma união sólida, coesa, sem divergências, com decisões por unanimidade. A votação solidifica e respalda o resultado das negociações e do movimento que teve, inclusive, dois dias de paralisação”, destacou o presidente do Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (SIMERS), Paulo de Argollo Mendes. O movimento envolveu 5,4 mil médicos de 12 hospitais, 41% do total de profissionais da área que atua na Capital.
Entenda as negociações: Desde julho, data-base dos médicos, a categoria buscou reposição da inflação acumulada, mas o sindicato patronal ofereceu pouco mais da metade do índice. A reposição da inflação anual soma 9,5%. Os trabalhadores de 12 hospitais e UPA Zona Norte pararam nos dias 09 e 10 de novembro. Até essa paralisação, o sindicato patronal havia proposto reajuste de 5% parcelados. Na primeira audiência no TRT no dia 8, surgiu proposta de 6%, após interferência do vice-presidente do órgão. O índice acabou recusado. Na segunda audiência no TRT, ocorrida no dia 18 de novembro, foi sugerida a atual proposta, que acabou aprovada por unanimidade nesta terça-feira, a qual prevê 3,5% em setembro e 1,45% em novembro de 2016; 1% em abril, 1% em maio e 2,23% em junho de 2017.
Tags: Sindihospa saúde Crise nos hospitais

Aviso de Privacidade

O Simers utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para melhorar a experiência de usuário. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Ver Política