Trote mobiliza bixos da Medicina em Passo Fundo, Pelotas e Rio Grande
A Vida

Trote mobiliza bixos da Medicina em Passo Fundo, Pelotas e Rio Grande

Compartilhe

12/03/2016 10:30

11/3/2016 - Trote Solidário Passo Fundo doação sangue
Passo Fundo mostrou mobilização com a participação de bixos das três escolas médicas
Bixos de faculdades de Medicina de Passo Fundo, Pelotas e Rio Grande se mobilizaram para doar sangue e arrecadar alimentos e outros gêneros não perecíveis e de limpeza entre essa sexta-feira (11) e sábado (12). A ação faz parte do Trote Solidário 2016. Este ano 14 das 15 escolas médicas gaúchas situadas em nove cidades estão na iniciativa, que tem reconhecimento nacional como campanha em prol da cidadania. Dezenas de estudantes, entre calouros e veteranos, envolveram-se na atividade. Na sexta-feira, doadores da Universidade de Passo Fundo (UPF), IMED e Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), em Passo Fundo, e da Universidade Católica de Pelotas (UCPel), em Pelotas, foram cedo da manhã aos bancos de sangue. A Furg, de Rio Grande, teve neste fim de semana apenas a coleta de donativos pela comunidade. O Trote é uma iniciativa do Núcleo Acadêmico do Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (NAS/SIMERS). Em Passo Fundo, a doação de sangue ocorreu em dois locais: no Hemocentro e no Hospital São Vicente de Paulo. A atividade mobilizou 114 estudantes, responsáveis por 44 doações, que beneficiarão 176 pessoas. No sábado, a arrecadação de alimentos ocorreu em oito supermercados da cidade. "As duas ações tiveram um grande envolvimento dos estudantes e da comunidade. Os resultados iniciais são positivos e cria uma boa expectativa para as próximas edições", afirmou um dos diretores do NAS/SIMERS, Fabio Hermann.
11/3/2016 - Trote Solidário Passo Fundo doação sangue
Bixos e veteranos em Passo Fundo
Na cidade de Pelotas, mais de 60 estudantes participaram do primeiro dia da ação. As doações de sangue aconteceram no Hemocentro Regional de Pelotas e na Santa Casa. No segundo dia, calouros e veteranos estiveram em cinco supermercados do município para arrecadar alimentos. “Os estudantes e a população estavam muito engajados. Foi um sucesso”, ressalta uma das diretoras do NAS, Francine Veadrigo.
11/3/2016 - Trote Solidário Pelotas doação sangue
Doação de sangue em Pelotas
As atividades começaram no dia 4, 5 e 6 em Caxias do Sul e Lajeado. Nas próximas semanas, o Trote vai ocorrer em Rio Grande (doação de sangue), Porto Alegre, Canoas e Santa Maria. Em Pelotas, haverá nova ação com os alunos da UFPel. A temporada do primeiro semestre do ano se encerra em 2 de abril. O Trote ocorre desde 2008 e é uma parceria do Núcleo com as turmas de veteranos das faculdades de Medicina. O projeto venceu, em 2013, o prêmio TOP Ser Humano no Estado, promovido pela Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH-RS), e, no ano seguinte, arrematou o TOP Ser Humano Nacional, da ABRH Brasil. A presidente do NAS/SIMERS, Bárbara Dalla Corte, destaca que o mérito da ação foi extinguir a violência e o trote sujo, propondo uma nova consciência e prática dos estudantes. Na edição de 2015, o projeto conseguiu atingir cerca de 3 mil pacientes com 713 doações de sangue (cada doação pode salvar até quatro vidas), além de arrecadar cerca de 34 toneladas de alimentos não perecíveis. Uma tonelada alimenta 80 pessoas (todas as refeições) por 30 dias. 
Tags: UCPel Trote Solidário UPF Doação de sangue IMED e Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) Solidariedade veteranos bixos FURG alunos escolas médicas

Aviso de Privacidade

O Simers utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para melhorar a experiência de usuário. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Ver Política