A Vida

Trote Solidário arrecada 1,7 tonelada de alimentos durante a vacinação dos médicos

05/05/2021 14:37

O saldo da solidariedade dos médicos que completaram a imunização contra a Covid na sede do Simers, no sábado (1º), foi de 1.757 quilos de alimentos arrecadados. Foi a soma de todas as doações recebidas durante o dia, quando os 1.285 profissionais receberam a segunda dose da vacina de Oxford/AstraZeneca. Com doses da Secretaria Municipal de Alimentos, a iniciativa foi uma parceria do Simers com a Unimed. Os alimentos foram encaminhados, por meio do projeto Trote Solidário do NAS (Núcleo Acadêmico Simers), à Rede de Bancos de Alimentos do Rio Grande do Sul, que irá repassar a instituições assistenciais credenciadas. 

A atividade mobilizou médicos e familiares, que se sensibilizaram e contribuíram para a causa. Muitos foram até a vacinação e depois retornaram à sede do evento para levar mais mantimentos. Como incentivo à responsabilidade social, o Simers e a Unimed apoiaram o movimento de solidariedade organizado e realizado pelos estudantes de medicina do NAS e a Rede de Bancos de Alimentos do RS, que buscou as doações, na manhã da segunda-feira (3), para atender às demandas e às famílias em vulnerabilidade. "Esse gesto remete a uma sensação muito boa, porque aprendemos, além da doença, a auxiliar outras pessoas", destacou o médico psiquiatra Carlos Vicente Timponi. 

A importância de ajudar os mais necessitados também foi destacada pela ginecologista e obstetra Stela Maris Reveilleau. "Estamos muito felizes. Tomara que todos consigam sempre ajudar as pessoas que estão precisando", observou. 

Neste ano, em virtude da pandemia, o Trote Solidário está sendo virtual. Para participar, basta acessar o link e doar alimentos ou sangue. A campanha ocorre desde março e segue até 31 de maio. Já foram arrecadadas mais de 6 toneladas de alimentos. O processo é similar a uma compra via internet. No caso da doação de sangue, em vez de grupos irem junto aos hemocentros, a recomendação é que o ato seja feito de forma solitária, com agendamento prévio, uso de máscaras e álcool em gel. Já ocorreram 388 doações, que podem beneficiar até 1.552 pessoas. Mais detalhes em bit.ly/Trote2021. 

"Em tempos tão difíceis, de tantas incertezas que estamos vivendo, a única certeza que temos é que a saída desse momento é através da cooperação social, que é o que estamos vendo aqui. O Trote Solidário se reinventou e não podemos nos aglomerar e resolvemos, então, aglomerar coisas melhores, boas intenções e ajuda ao próximo em forma de alimentos. É um ato que pode transformar a vida das pessoas a nossa volta", ressaltou o diretor de Projetos Especiais do Simers, Vinícius de Souza.

SEGUROS