Sindicato Médico do Rio Grande do Sul - Simers
A Vida

Trote Solidário arrecada mais de 2 toneladas de alimentos na Serra Gaúcha

07/03/2016 15:23

IMG_6816
Estudantes doaram sangue na campanha do NAS/SIMERS
O primeiro final de semana da campanha Trote Solidário 2016, iniciativa do Núcleo Acadêmico do Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (NAS/SIMERS) envolveu estudantes de Medicina de duas cidades da Serra Gaúcha na primeira semana de março. Em Caxias do Sul e Lajeado, as atividades incluíram doações de sangue e arrecadação de alimentos. No total, nas duas cidades, foram arrecadadas 2,6 toneladas de alimentos (1.812 quilos em Caxias do Sul e 796,6 quilos em Lajeado). E a atividade registrou 39 doadores de sangue (15 em Caxias do Sul e 24 em Lajeado). De acordo com uma das diretoras do NAS/SIMERS, Bruna Favero, o Trote Solidário é o principal projeto e a intenção é envolver tanto os estudantes que estão começando o curso quanto aqueles que estão quase se formando. "Queremos ressaltar a importância do ato de doar sangue. Cada doação beneficia quatro pessoas e precisamos fazer uma grande corrente de solidariedade", salientou.
O Trote Solidário acabou com cenas violentas das recepções sujas. Nas semanas seguintes, o Trote vai ocorrer em Passo Fundo, Pelotas, Rio Grande, Porto Alegre, Canoas e Santa Maria. Esta edição envolve um número recordde de faculdades – 14 escolas médicas das 15 existentes no Estado, em nove cidades gaúchas. A temporada do primeiro semestre do ano se encerra em 2 de abril.
O Trote ocorre desde 2008 e é uma parceria do Núcleo com as turmas de veteranos das faculdades de Medicina. O projeto venceu, em 2013, o prêmio TOP Ser Humano no Estado, promovido pela Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH-RS), e, no ano seguinte, arrematou o TOP Ser Humano Nacional, da ABRH Brasil.A presidente do NAS/SIMERS, Bárbara Dalla Corte, destaca que o mérito da ação foi extinguir a violência e o trote sujo, propondo uma nova consciência e prática dos estudantes. Na edição de 2015, o projeto conseguiu atingir cerca de 3 mil pacientes com 713 doações de sangue (cada doação pode salvar até quatro vidas), além de arrecadar cerca de 34 toneladas de alimentos não perecíveis. Uma tonelada alimenta 80 pessoas (todas as refeições) por 30 dias.

Aviso de Privacidade

O Simers utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para melhorar a experiência de usuário. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Ver Política
SEGUROS