Trote Solidário reúne estudantes de Medicina da Católica e arrecada 2,3 toneladas de alimentos em Pelotas
A Vida

Trote Solidário reúne estudantes de Medicina da Católica e arrecada 2,3 toneladas de alimentos em Pelotas

Compartilhe

10/04/2017 10:46

Ao todo, 130 alunos do curso de Medicina da Universidade Católica de Pelotas (UCPel) realizaram a inscrição para participar do Trote Solidário - uma realização do Núcleo Acadêmico do Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (NAS/SIMERS). A campanha contou com a doação de sangue nos bancos da Santa Casa e HemoPel na última sexta-feira (7) e sábado (8) foi a vez de recolher alimentos não perecíveis em prol do Banco de Alimentos de Pelotas. Os estudantes foram divididos em grupos e distribuídos em seis supermercados da cidade para pedir a ajuda da população. De camisetas vermelhas e carrinhos identificados com a campanha, os calouros e veteranos da Medicina conseguiram arrecadar 2.393 toneladas de alimentos, entre eles, farinha, óleo, arroz, feijão, leite, massa e itens de higiene, em diferentes supermercados da cidade, entre 9h e 18h. A comunidade pelotense reagiu bem ao Trote Solidário e colaborou para que muitas entidades assistenciais de Pelotas e região fossem beneficiadas através do Banco de Alimentos. Para o advogado Eduardo Figueiredo, 43, a ação mostra o quanto os futuros médicos estão preocupados em ajudar os mais necessitados. “É muito satisfatório ver que garotos tão jovens têm a consciência de que é necessário ajudar. Muitos pensam que esse é o papel apenas do político, mas não é verdade. Cada um de nós precisa fazer a sua parte e esses jovens são a esperança do nosso País”, destacou.
Estudantes arrecadaram alimentos em supermercados de Pelotas. Foto: Joan Vieira/Divulgação/SIMERS
Estudantes arrecadaram alimentos em supermercados de Pelotas. Foto: Joan Vieira/Divulgação/SIMERS
Já a dona de casa Ieda Freitas Santos, 57, destacou a iniciativa do NAS/SIMERS. “Que bom que esse trote é para o bem e que alguém pensou em ajudar o próximo, ao invés de denegrir a imagem do bixo fazendo aquelas brincadeiras tolas e muitas vezes com o uso de bebida alcoólica. Os envolvidos estão de parabéns e a nossa parte como cidadãos é de ajudar o próximo sempre que necessário e sempre que esteja ao nosso alcance”, afirmou. O  calouro de Santo Augusto Guilherme Pitol, 19 anos, também citou a forma saudável de realizar o trote. “O trote sujo ou de ficar pedindo dinheiro nas sinaleiras é uma forma corriqueira da gente comemorar a entrada na universidade. Eu queria fazer algo que não fosse só uma brincadeira. O trote limpo é um trote muito mais legal”, disse. O veterano de São Paulo Gabriel Correa Aliendres Oliveira, 18 anos, quis participar mais uma vez do Trote Solidário. O jovem ingressou no curso de Medicina da UCPel em 2016. “É o segundo ano que participo e é uma tarefa que vai ajudar quem realmente precisa. A doação é muito importante”, finalizou. Balanço Na noite de sábado, o Banco de Alimentos de Pelotas divulgou o resultado da ação realizada pelo NAS/SIMERS na cidade. Foram 2.393 toneladas de alimentos arrecadadas no Sábado Solidário. A instituição realiza a ação nos supermercados da cidade todo segundo sábado de cada mês, o que dessa vez contou com a participação dos alunos da UCPel. A instituição é presidida pela advogada Elena Engers, que destacou a ajuda dos jovens e descreveu o trabalho dos voluntários. “Costumamos arrecadar 1,2 toneladas de alimentos no segundo sábado de cada mês e hoje a ajuda dos estudantes deu sorte para o banco”. Elena destacou que 47 instituições são beneficiadas; entre elas, hospitais, creches, asilos, escolas e casas de recuperação de dependentes químicos. Ainda são beneficiados os hospitais de Pedro Osório e Herval. Cerca de sete mil pessoas são beneficiadas, conforme o número de cadastrados. Os alimentos são utilizados na preparação das refeições servidas dentro das instituições. O Banco de Alimentos é mantido pela ajuda de parceiros, mantenedores, ajuda da população e a participação em eventos públicos e privados. A sede está localizada junto ao Parque do Sesi e conta com uma estrutura completa, que garante a integridade dos alimentos, com amplo depósito para armazenagem.
Tags: Trote Solidário Doação alimentos

Aviso de Privacidade

O Simers utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para melhorar a experiência de usuário. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Ver Política