Valorização dos médicos que atuam no IPF, DMEST e IPE foi pauta de agenda do Simers com secretário de Planejamento, Governança e Gestão do RS
Defesa

Valorização dos médicos que atuam no IPF, DMEST e IPE foi pauta de agenda do Simers com secretário de Planejamento, Governança e Gestão do RS

Compartilhe

17/08/2022 17:26


O presidente do Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (Simers), Marcos Rovinski, e o diretor-geral da entidade, Fernando Uberti Machado, estiveram reunidos com o secretário de Planejamento, Governança e Gestão do RS, Cláudio Gastal, na tarde desta terça-feira, 16. Na pauta, a necessidade de ações para reposição de pessoal, qualificação de estrutura e valorização remuneratória dos psiquiatras que atuam no Instituto Psiquiátrico Forense (IPF) e de médicos do Departamento de Perícia Médica do Estado (DMEST). Além disso, também foi objeto da reunião a urgência por reajustes na remuneração dos médicos credenciados ao Instituto de Previdência do Estado (IPE-Saúde).


O Simers fez um relato ao secretário sobre a situação em recursos humanos e condições de trabalho no IPF e DMEST, tema acompanhado de perto pela entidade. Para o presidente do Sindicato, a falta de profissionais vem se agravando ao longo dos anos, o que já tem sido discutido em diversas agendas com o governo. “Esse é um problema que não afeta só os médicos como categoria profissional, mas o qual atinge diretamente os pacientes que dependem dos serviços”, destacou Rovinski.


Uberti destacou a gravidade das condições do IPF: "é uma instituição que conta com quase 200 pacientes internados, e apenas dois psiquiatras no momento, para toda essa demanda, adicionando-se a essa grande fragilidade em recursos humanos as precárias condições de estrutura física e insumos. O IPF é referência em perícias para todo o Brasil e a falta de psiquiatras nos remete a uma discussão mais ampla, como a criação de uma carreira estadual específica para esses profissionais", reforçou o diretor-geral do Simers, Fernando Machado, que também é psiquiatra. 
Segundo Gastal e a diretora do DMEST, Carla Bravo, já se encontra com a Procuradoria-Geral do Estado (PGE) uma proposta de redução da carga horária dos profissionais e manutenção de suas remunerações, para tornar a carreira mais atrativa e garantir a permanência dos médicos em suas funções.

 
IPE


Durante a agenda, Rovinski e Uberti também reforçaram a importância de ações para garantir uma remuneração adequada aos médicos do IPE, que atende mais de um milhão de gaúchos. E se colocaram à disposição para construir um plano em conjunto com os gestores estaduais, na busca de soluções que viabilizem sustentabilidade financeira ao IPE e valorização compatível com o tempo de formação e responsabilidade dos médicos.
De acordo com o diretor-geral do Sindicato, “percebemos que o Secretário tem consciência de que a valorização dos médicos é fundamental por meio de uma remuneração adequada, uma vez que existe uma defasagem de 11 anos dos honorários médicos, especialmente procedimentos. Houve um compromisso de que essa questão deve ser encaminhada ainda esse ano como prioridade, sendo o Simers participante ativo dos grupos de trabalho relativos a essa temática”.


Fórum Pró-Desenvolvimento da Saúde do RS


Marcos Rovinski e Fernando Uberti também aproveitaram a oportunidade do encontro com o secretário Gastal para fazer a entrega do convite para o Fórum Pró-Desenvolvimento da Saúde do RS, que será realizado nesta quinta-feira, 18, no Hotel Plaza São Rafael, em Porto Alegre.
O evento promovido pelo Simers vai contar com painéis sobre temas ligados à Medicina e à Saúde, voltado aos médicos, estudantes, profissionais e gestores da área, com a participação de autoridades públicas. São temas que envolvem o Sistema Único de Saúde (SUS), as mudanças nas relações do trabalho médico, a judicialização do setor, além de assuntos que envolvem os avanços tecnológicos e a importância da valorização da carreira médica.


O Fórum acontece cerca de 45 dias antes das Eleições e terá a participação de candidatos ao governo gaúcho, no último painel do dia, em que os mesmos serão indagados sobre suas propostas e posicionamento acerca de pautas centrais à Saúde e Medicina no estado. A participação dos candidatos ocorrerá a partir de critérios e regras específicas.

Tags: Médicos Medicina

Aviso de Privacidade

O Simers utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para melhorar a experiência de usuário. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Ver Política