Valorizar os médicos em Gravataí é defender a saúde
Defesa

Valorizar os médicos em Gravataí é defender a saúde

Compartilhe

23/12/2021 13:05

 

O slogan do Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (Simers) - Defender os médicos é defender a saúde - se aplica com propriedade no município de Gravataí, cidade que está entre os 100 maiores PIBs do Brasil, conforme o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Esse desempenho econômico deveria trazer o reconhecimento e a valorização dos médicos com vínculo com o município, mas não é o que vem ocorrendo nos últimos meses depois de diversos encontros entre dirigentes do Simers e administração da cidade.

“A valorização do médico começa por boas condições de trabalho, pelo respeito ao Ato Médico e pela garantia da autonomia do profissional no exercício do seu ofício”, afirma o presidente do Simers, Marcelo Matias. Em diversas reuniões entre dirigentes do Simers e a Secretaria Municipal de Saúde foram abordadas questões como insalubridade, defasagem salarial e autonomia na agenda para proporcionar um melhor atendimento à população. Os profissionais destacam o déficit nos reajustes da remuneração que pode chegar a 42%, em relação ao INPC, nos últimos cinco anos.

Espera-se ainda da administração municipal índices maiores em demandas como insalubridade – visto que esses médicos recebem, atualmente, apenas 10% sobre o menor salário local, aposentadorias, jornada de trabalho, plantões, defasagem de pessoal, banco de horas, regularidades das remunerações e gratificações.

O Simers destaca que os médicos participam dos mais importantes momentos da vida dos seus pacientes, dos familiares e de tudo o que envolve a saúde. Por isso, o respeito a estes profissionais é uma responsabilidade da sociedade, o reconhecimento é uma missão dos gestores e a valorização aos médicos requer a mobilização de todos. Por isso é natural afirmar: “Duas vidas, um só coração” - Valorize o Médico, Valorize a Vida.

Tags: Medicina Médicos Gravataí Prefeitura de Gravataí

Aviso de Privacidade

O Simers utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para melhorar a experiência de usuário. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Ver Política