Vitórias para a saúde mental estadual anunciados em reunião entre Simers e SES/RS
Defesa

Vitórias para a saúde mental estadual anunciados em reunião entre Simers e SES/RS

Compartilhe

12/05/2021 09:22

O Grupo de Trabalho formado pelo Núcleo de Psiquiatria do Simers e representantes da Secretaria Estadual de Saúde voltou a se reunir na tarde desta terça-feira (11) para tratar sobre o Hospital Psiquiátrico São Pedro e a assistência psiquiátrica no estado.
Participaram da reunião a Diretora técnica do HPSP, Liliane Dias de Lima, assim como o médico psiquiatra Eduardo Daura Ferreira, que atua na instituição. Representando a SES, participaram do encontro virtual a enfermeira Marilise Fraga e a diretora do Departamento de Coordenação dos Hospitais Estaduais, Suelen Arduin.

No encontro, foram divulgados importantes avanços ao fortalecimento do São Pedro, como a ampliação da assistência em saúde mental para crianças e adolescentes. Até o final deste mês, o São Pedro deve ganhar duas novas alas para atendimento desses pacientes. Somente para adolescentes, que representam a maior demanda, serão 25 novos leitos de internação.

Sobre os leitos exclusivos para o tratamento da dependência química, Liliane comentou que ainda não há data prevista, mas deve ocorrer nos próximos meses. 

Além disso, também foi alinhada a inclusão do HPSP no quantitativo de vagas do concurso público a ser realizado pelo governo estadual para a área de saúde, havendo previsão de vagas para 28 médicos e dezenas de outros profissionais ao hospital.

O Simers também aproveitou para informar à SES/RS ações conjuntas com outras entidades, como a Federação das Santas Casas do Rio Grande do Sul, para a preservação e abertura de leitos psiquiátricos no estado.

O Núcleo de Psiquiatria tem realizado um trabalho permanente em defesa da manutenção dos leitos em saúde mental no estado, da qualidade dos serviços prestados à população e das boas condições de trabalho aos profissionais. O diálogo entre diretores da entidade e representantes da gestão em saúde tem sido constante. Prova disso são as reuniões periódicas do Grupo de Trabalho formado por Simers e Secretaria Estadual de Saúde.

Tags: Hospital Psiquiátrico São Pedro (HPSP) Médicos Saúde Mental Psiquiatria

Aviso de Privacidade

O Simers utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para melhorar a experiência de usuário. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Ver Política