Médicos, como qualquer outro profissional, podem se beneficiar das
redes sociais para divulgar seu trabalho. Essas ferramentas de
divulgação se tornam ainda mais importantes para médicos autônomos ou empreendedores. Porém, os profissionais da medicina devem ficar atentos às normas da profissão, evitar publicações abusivas.
O
Conselho Federal de Medicina, através da Resolução 2.126/2015, elaborou algumas
diretrizes que definem o comportamento adequado aos médicos nas redes, assim como na relação com publicidade e imprensa. Porém, o texto não abrange todas as situações em que os profissionais podem acabar se colocando e, por isso,
bom senso é fundamental ao postar qualquer conteúdo. Confira algumas dicas:
Página corporativa ou perfil pessoal
Para divulgar sua clínica ou consultório, ou mesmo se quiser manter contato com pacientes, o ideal é ter uma
página corporativa, limitada a publicar informações sobre seu funcionamento e serviços. Porém, é preciso estar atento para não ferir as regras do CFM, que vetam autopromoção, consultas, diagnósticos ou prescrições através de aplicativos, bem como a divulgação de métodos ou técnicas não reconhecidos pelo órgão. Assim, você não corre o risco de aborrecer seus amigos com assuntos profissionais nem precisa abrir seu perfil pessoal para pessoas que não são do seu contato íntimo.
Checar veracidade das informações
Independentemente de o perfil ser pessoal ou corporativo, checar se a informação que está compartilhando é
verdadeira e ponderar se ela pode ser dita em qualquer ambiente é um bom ponto de partida. Nas redes sociais, publicações inverídicas ou desatualizadas se alastram facilmente, e postar uma informação errônea pode minar sua credibilidade.
Caráter social
Enquanto a
publicação de imagens ou detalhes de atendimentos e procedimentos, inclusive o parto, não é permitida, divulgar e denunciar más condições de trabalho está liberado. Compartilhar flagrantes de falta de estrutura e situações insalubres demonstra a preocupação do médico com seu trabalho, a qualidade do atendimento e seus pacientes.
Cuidado com o compartilhamento público
Reserve suas opiniões e experiências particulares para suas
páginas pessoais e certifique-se das suas opções de compartilhamento para esses conteúdos. Pontos de vista sobre cultura, esporte, política e, especialmente, procedimentos e condutas médicos não precisam ser postados abertamente. É possível compartilhar estes comentários apenas com as pessoas de seu círculo de amigos e familiares, com quem tenha mais liberdade de diálogo, evitando situações de desconforto ou constrangimento com um paciente ou mesmo um colega com opiniões divergentes.
Evite pessoas de fora do círculo de amizades
Caso seja adicionado por pacientes ou colegas com os quais não tenha muita intimidade, convide-os a adicionar sua
página profissional, caso tenha uma. Quanto mais pessoas seguem sua rede social, com mais culturas e formações diferentes é preciso lidar – e respeitar. Além disso, não condiz à relação profissional permitir acesso a conteúdos íntimos, como fotos de férias – especialmente em roupa de banho – ou no bar com os amigos. Muito menos fumando. Por mais que o médico seja um ser humano como outro qualquer, os pacientes não querem vê-lo associados a vícios. Frases comemorando a sexta-feira ou a chegada de feriado também podem ser interpretadas com falta de comprometimento com o trabalho. Reserve a amizade virtual a quem é de fato amigo.
Selfie com pacientes
E postar uma foto com o paciente? Não é recomendável, pois pode haver o entendimento de que fere o princípio da
confidencialidade, mas não está proibido. Cada caso é um caso. O profissional pode aceitar tirar selfies com pacientes, numa situação banal, que não configure propaganda de seu trabalho, mas a iniciativa não deve partir dele. E lembre-se: para compartilhar é sempre necessária a autorização do paciente, e não pode conter comentários elogiosos a seu trabalho, para não ferir a resolução do CFM.
Conhecer as normas do CFM para a comunicação do médico é fundamental antes de usar as redes sociais para divulgar seu trabalho. Além disso, há inúmeras técnicas e ferramentas para tornar a divulgação via redes sociais mais eficiente. Por isso, o
Simers criou o curso de Introdução ao Marketing Digital, que traz especialistas em marketing médico para orientar corretamente os profissionais a fazer um marketing eficiente.
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