Divulgação de consultórios e clínicas médicas é uma área cheia de mitos. Há profissionais que deixam de anunciar os serviços por achar que é proibido. Isso acontece porque há limitações ao tipo de propaganda que um médico pode fazer. Essas restrições existem para evitar excessos, porém, o marketing médico está bem regulamentado pelo CFM e há muitos meios de divulgação que o médico pode utilizar sem medo.
Confira 6 mentiras sobre divulgação de consultório e clínica que insistem em contar
Fazer marketing é caro
Atualmente, fazer marketing não é caro. Se o médico tiver tempo livre e alguma habilidade com as palavras, é possível fazer ele mesmo o próprio conteúdo - e de graça. É possível criar o próprio perfil nas redes sociais e também um blog para divulgar o trabalho sem gastar nada. Além disso, mesmo que resolva pagar para anunciar nas redes sociais e no Google, o valor ainda é muito baixo comparado com as mídias tradicionais.
Redes sociais não é lugar de médico
Usar redes sociais para divulgar o trabalho como médico pode ser positivo, mas é preciso saber como utilizar esses canais. De acordo com Rodolfo Freire, fundador da Design Kapital, empresa especializada em marketing médico, as redes sociais são o lugar onde o público está, é onde as pessoas passam o maior tempo quando estão conectadas. Por isso, o médico pode e deve criar um perfil profissional (uma página, no caso do Facebook) para publicar conteúdo educativo e informativo com uma linguagem acessível, envolver o público e ganhar reputação.
Porém, é fundamental ter cuidado para não misturar os perfis pessoais e profissionais e ter cuidado para sempre ter um posicionamento profissional nas redes.
Ter um site ou um blog não traz retorno
Um site ou um blog na internet pode ser muito importante para um médico. De acordo com Freire, 80% das pessoas pesquisam no Google antes de comprar um produto ou contratar um serviço. Se o médico não estiver presente na web, dificilmente será escolhido. Uma clínica ou consultório pode ter um site ou um blog para apresentar os serviços prestados e publicar conteúdo útil para o público. Além disso, o médico pode anunciar no Google para que a sua página seja encontrada com mais facilidade nas pesquisas.
Médico não pode pagar para anunciar no Google e no Facebook
O médico pode pagar anúncios, sim. De acordo com Rodolfo Freire, o médico precisa ter cuidado com o tipo de conteúdo que irá divulgar. O especialista explica que médicos não podem divulgar um tratamento que não é reconhecido pelo CFM, prometer resultados e nem dar a entender que o serviço é superior aos concorrentes.
Ao invés disso, o médico deve focar em criar conteúdo informativo e educativo para publicar em sites, blogs ou redes sociais. A ideia é conquistar a confiança do público, ganhar reputação e engajar os pacientes.
Anunciar na internet não vale a pena
De acordo com Rodolfo Freire, o marketing em mídias tradicionais, como jornais e rádios, é como se fosse um tiro de canhão: você está usando muito força e atingindo um alvo muito grande. Porém, se você anuncia no Google ou em redes sociais como Facebook e Instagram, você tem um “tiro” mais certeiro pois é possível escolher quem você quer que veja a propaganda.
Por exemplo, no Google, o anúncio pode aparecer apenas para quem pesquisar certas palavras-chave relacionadas ao serviço prestado. Nas redes sociais, é possível selecionar o público-alvo, incluindo os interesses das pessoas. Freire ainda acrescenta que, na internet, o médico tem dados e métricas para analisar e ver quão efetivo foi o anúncio, o que pode fazer com que o próximo seja mais eficiente.
Divulgação por e-mail é só spam
Ninguém gosta de receber e-mails indesejados de propaganda, mas isso não quer dizer que o e-mail não é um bom canal de comunicação. “É fundamental cuidar para não fazer spam, não ser inconveniente, mas o e-mail marketing uma ótima ferramenta para se comunicar com pacientes e pessoas que já demonstraram interesse no serviço”, explica Freire. O médico pode ter um mailing com o contato dos clientes e outras pessoas que procuraram o serviço através das redes sociais e site para enviar conteúdo relevante e novidades do consultório ou clínica. Utilizar o e-mail é uma forma de fidelizar os clientes e conquistar as pessoas que tem interesse no serviço.
Sabendo que marketing digital pode ser complexo, principalmente quando se trata da profissão médica, o
Simers criou o curso de
Introdução ao Marketing Digital especialmente para médicos, que traz especialistas na área para orientar os profissionais a fazer uma divulgação correta e eficiente.
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Por Shana Sudbrack/Cartola - Agência de Conteúdo