A importância da preparação física e mental em atletas de alto rendimento
A Vida

A importância da preparação física e mental em atletas de alto rendimento

Compartilhe

06/08/2024 14:52

Desde o dia 26 de julho, o país está envolvido pelo clima das Olimpíadas 2024, em Paris. São 277 atletas brasileiros, em 39 modalidades, que disputam pelo lugar mais alto do pódio, na capital francesa. A excelência dos esportistas olímpicos surpreende quem acompanha a competição. Mas para atingir essa eficiência, um longo preparo é necessário. O alinhamento entre corpo e mente é fundamental na conquista de bons resultados.


O diretor de Interior do Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (Simers), Luiz Alberto Grossi, é cirurgião geral e emergencista com experiência no atendimento à jogadores de futebol e destaca a relevância da preparação física. “Atletas de alto rendimento, especialmente em competições olímpicas, necessitam de um preparo físico abrangente que inclui treinamento de força, condicionamento aeróbico e anaeróbico, além de exercícios específicos para aprimorar habilidades técnicas. A prevenção de lesões também é fundamental, envolvendo o fortalecimento muscular e a estabilização articular”, explica Grossi.


Estudos apontam que uma pessoa fisicamente ativa, tem a mente aliviada do estresse diário. A prática de exercício reduz os níveis de hormônios do estresse do corpo, ao mesmo tempo, que estimula a produção de endorfinas, dando sensação de bem-estar. No entanto, atletas de elevado condicionamento físico também estão propensos a sofrer com limitações físicas e psicológicas. 


Nas Olimpíadas de Tóquio, em 2020, a importância da saúde mental ganhou os holofotes. A ginasta norte-americana Simone Biles, desistiu de disputar quatro finais após sofrer "twisties" - perda da consciência do equilíbrio aéreo. A recordista de medalhas, priorizou seu bem-estar emocional.


O respeito pela individualidade de cada um, é alertada por Grossi. “Existem limites biológicos que não podem ser superados, mesmo com treinamento intenso. Fatores como genética, risco de lesões e a capacidade limitada de adaptação do corpo às cargas de treinamento são determinantes. Por isso, é essencial que os treinadores respeitem os limites individuais de cada atleta e ajustem os programas de treinamento adequadamente, evitando o overtraining para maximizar o desempenho e garantir a saúde dos atletas em todos os aspectos”, afirma o diretor do Simers.


Após passar por rigorosos treinamentos e cuidados psicológicos, quatro anos depois, Biles conquistou três medalhas de ouro e uma de prata em Paris. Confirmando a importância do equilíbrio entre o corpo e a mente e se consagrando como o maior fenômeno da ginastica artística mundial.

Tags: Praticar esporte

Aviso de Privacidade

O Simers utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para melhorar a experiência de usuário. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Ver Política