Alvorada: médicos do hospital relatam sobrecarga de trabalho e falta de profissional para a supervisão dos serviços
Defesa

Alvorada: médicos do hospital relatam sobrecarga de trabalho e falta de profissional para a supervisão dos serviços

Compartilhe

03/11/2023 19:37

Os médicos clínicos contratados que atuam no Hospital de Alvorada alertam para a sobrecarga de trabalho, devido à falta de profissionais para compor as escalas. Em reunião on-line realizada com o Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (SImers), no final da tarde desta sexta-feira, 3, os profissionais relataram que estão sendo obrigados a atender casos cirúrgicos e, até mesmo, as gestantes que chegam no hospital. 

De acordo com a diretora da região Metropolitana do Simers, Daniela Alba, os plantões de 12 horas na emergência estão sendo feitos apenas com um profissional e, algumas vezes, chegam a ficar sem médico. Neste sábado, por exemplo, a emergência vai ficar sem o médico rotineiro, profissional que passa nos leitos todos os dias para avaliar a evolução clínica e definir novas condutas dos pacientes. O mesmo vai se repetir no domingo, na clínica médica.

“São apenas seis médicos celetistas e que acabam assumindo uma demanda que deveria ser dividida com os médicos prestadores de serviço. Entretanto, os profissionais que são pessoa jurídica estão com os honorários atrasados e as escalas ficam incompletas. Não tem como eles absorverem os pacientes com qualidade e segurança para o paciente”, ressalta.

Sem Responsável Técnico

Além disso, os médicos estão sem Responsável Técnico há mais de duas semanas, ou seja, sem coordenação e supervisão dos serviços realizados no hospital, o que é uma exigência legal do Conselho Federal de Medicina. “O SImers vai oficiar o Conselho Regional de Medicina, o Ministério Público, as secretarias de Saúde municipal e estadual, assim como demais instâncias, pois isso fere todos os princípios para o exercício da Medicina e pode, inclusive, fechar o serviço”, reforça a diretora.

Tags: Alvorada Hospital de Alvorada Médicos Celetistas sobrecarga de trabalho Precarização das relações de trabalho Região Metropolitana

Aviso de Privacidade

O Simers utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para melhorar a experiência de usuário. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Ver Política