Alvorada: Simers alerta que hospital vai ficar sem obstetras neste sábado
Defesa

Alvorada: Simers alerta que hospital vai ficar sem obstetras neste sábado

Compartilhe

22/03/2024 18:46

A partir das 7h da manhã deste sábado, 23, o Centro Obstétrico do Hospital de Alvorada vai estar sem médico especialista. O alerta é feito pelo Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (Simers), que ouviu dos médicos que prestam serviço no hospital sobre a precarização do atendimento, em reunião híbrida realizada com os profissionais, na noite desta quinta-feira, 21. Segundo os relatos feitos ao diretor-geral do Simers, Fernando Uberti, e à diretora da região Metropolitana da entidade, Daniela Alba, as escalas estão incompletas devido à falta de estrutura, bem como em razão da irregularidade nos pagamentos dos médicos contratados sob o regime de Pessoa Jurídica.

De acordo com o diretor-geral do Simers, a situação já está sendo levada ao conhecimento do Ministério Público do RS e do Governo do Estado, bem como ao Conselho Regional de Medicina (Cremers). “Estamos acompanhando de perto os problemas enfrentados pelos médicos, uma vez que os riscos ao exercício da Medicina são reais e concretos. Além disso, vemos que os pacientes estão sendo diretamente impactados pela falta de condições para um atendimento digno às gestantes e recém-nascidos, devido às condições precárias tanto de recursos como de estrutura”, lamenta Uberti.

O Simers vem atuando para reverter a crise vivenciadas em Alvorada e em Cachoeirinha, cujos hospitais são geridos pelo Instituto de Cardiologia - Fundação Universitária de Cardiologia (IC-FUC), o qual se encontra em recuperação judicial. Ainda nesta semana, o Simers constatou que diversos encaminhamentos de pacientes estão sendo realizados em transporte inadequado, colocando em risco a vida dos pacientes.

“Outro fato que nos preocupa é a transição da gestão dos dois hospitais, que tem gerado insegurança para quem trabalha nestes locais e para a população. Queremos mais transparência em relação ao processo sobre o futuro da saúde em Alvorada e Cachoeirinha”, pontua o diretor-geral do Simers.

Tags: Alvorada Hospital de Alvorada Região Metropolitana Centro obstétrico

Aviso de Privacidade

O Simers utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para melhorar a experiência de usuário. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Ver Política