No fim da manhã desta sexta-feira,10, o presidente do Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (Simers) Marcelo Matias e o vice-presidente Felipe Vasconcellos reuniram-se com executivos da Associação Saúde em Movimento (ASM), responsável pela gestão do Hospital Universitário (HU), em Canoas. “Voltamos ao HU e a situação é sempre a mesma. A saúde em Canoas colapsou há muitos anos, e a intromissão política só prejudica médicos e a assistência à população. Atrasos acabaram, infelizmente, se tornando uma rotina crônica”, disse Marcelo Matias.
Com uma dívida na casa de quase R$ 100 milhões, os executivos ressaltaram que existe uma série de erros cometidos por gestões passadas, mas que há esperança de colocar o hospital em pleno funcionamento. De acordo com Edemar Paula da Costa, diretor-geral do HU, o hospital precisaria de um aporte de R$ 77 milhões para recuperação de todos os espaços da instituição, inaugurada há quase duas décadas. “Reconhecemos os atrasos, mas não depende apenas da ASM, e sim por parte do Município, que precisa realizar o repasse. A nossa perspectiva é a de que segunda-feira,13, possamos iniciar a normalização dos pagamentos aos médicos contratados como Pessoa Jurídica”, afirmou.
Pedido de Colaboração
Ao Simers, a diretora Corporativa da ASM Vanessa Cardoso pediu que o Sindicato se unisse à gestão em busca de alternativas de financiamento e interlocução política. De acordo com o diretor-geral, há planos de oferecer espaço para a saúde suplementar e particulares, o que injetaria recursos no caixa e aliviaria a crise instalada. O presidente Marcelo Matias se disponibilizou a ajudar no que for preciso para fazer o HU voltar a funcionar a pleno, sem atrasos aos médicos e com qualidade e segurança na assistência à população.
Assembleia
Na noite de quarta-feira,14, os médicos prestadores de serviço do HU se reunirão em Assembleia Geral Extraordinária, para discutir a falta de regularidade de pagamentos.
O Simers utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para melhorar a experiência de usuário. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.