Cachoeirinha: prefeitura se compromete a organizar fluxo para a verificação de óbitos
A criação do Serviço de Verificação de Óbitos (SVO) nos municípios é uma das principais bandeiras de luta do Simers. Por isso, representantes da entidade médica se reuniram, no início da tarde desta segunda-feira (16), com a gestão municipal de...
Compartilhe
17/04/2018 17:26
A criação do Serviço de Verificação de Óbitos (SVO) nos municípios é uma das principais bandeiras de luta do Simers. Por isso, representantes da entidade médica se reuniram, no início da tarde desta segunda-feira (16), com a gestão municipal de Cachoeirinha para debater a implantação do SVO na cidade. Além do prefeito Miki Breier (PSB), estiveram presentes na reunião o secretário da Saúde, Paulo Abrão (PRB), e o chefe de Gabinete Pedro da Silva Filho.
Em municípios que não aderiram o SVO, como Cachoeirinha, a verificação dos óbitos acontece por médicos que trabalham em emergências de hospitais ou em Prontos-Atendimentos. A tarefa acaba sobrecarregando esses profissionais e prejudicando os atendimentos emergenciais.
O Simers levou a situação aos gestores municipais e, durante o encontro, foi decidido pelas partes que o primeiro passo é organizar o fluxo do sistema de óbito. Uma alternativa momentânea para a readequação desse fluxo, colocada pelo município, é a utilização de um carro adaptado que leve os corpos ao Pronto Atendimento 24h para a verificação. Atualmente, os próprios familiares e funerárias estão transportando os corpos até as casas de saúde.
A prefeitura também afirmou que fará um levantamento de dados do número de óbitos ocorridos por causas clínicas, o que facilitaria a reorganização do fluxo. Os números serão disponibilizados à entidade médica. Se a incidência desses óbitos em Cachoeirinha não for grande, aventa-se a possibilidade de que o serviço seja articulado com outros municípios da Grande Porto Alegre.
Para a vice- presidente do Simers, Maria Rita de Assis Brasil, a questão do SVO deve ser implantada em outros municípios da região metropolitana. “Trouxemos essa situação ao prefeito e ele demonstra a intenção de trabalhar para progredirmos em Cachoeirinha. A Ideia é organizar esse sistema – e o Simers se coloca à disposição para ajudar, pois já atuamos muito com o MP de Direitos Humanos para a implementação do SVO. Ampliar esse leque para outras prefeituras da região é essencial”, salienta Maria Rita.
Plantões da pediatria no Pronto Atendimento 24h
No início de fevereiro, o Simers se reuniu com o secretário da Saúde de Cachoeirinha, Paulo Abrão, levando a preocupação com os plantões da pediatria – que vêm sendo cobertos com apenas um médico por dia. Durante o encontro desta segunda-feira (16), o secretário afirmou que os horários de pico dos atendimentos pediátricos (que ocorrem nas segundas e sextas-feiras à noite) estão sendo cobertos por dois médicos. Além disso, Abrão confirmou que a classificação de risco no PA começou há uma semana e houve a liberação de mais oito medicamentos para abastecê-lo.
O Simers utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para melhorar a experiência de usuário. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.