Canoas: Simers recebe secretário de Saúde e reforça necessidade de soluções urgentes para evitar o colapso na assistência
Defesa

Canoas: Simers recebe secretário de Saúde e reforça necessidade de soluções urgentes para evitar o colapso na assistência

Compartilhe

05/03/2024 15:12

O presidente do Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (Simers), Marcos Rovinski, recebeu o secretário de Saúde de Canoas, Jurandir Maciel, no final da manhã desta terça-feira, 5, para ouvir sobre o planejamento da pasta na busca de soluções para garantir a regularidade no pagamento dos médicos que atuam no município. A agenda contou com a participação do coordenador do Núcleo de Pediatria do Simers, Daniel Wolff, e da diretora do Metropolitano da entidade, Daniela Alba, que participou de forma on-line.

De acordo com Rovinski, a iniciativa do gestor em apresentar ao Simers as propostas de médio e longo prazo para a Saúde de Canoas é muito importante na construção do diálogo com a categoria. Entretanto, é mais do que urgente as ações imediatas para reverter a crise na assistência do município, que passa pelos constantes atrasos no pagamento dos médicos, falta de insumos e de estrutura. 

“O secretário nos afirmou que vai entregar o dossiê sobre a situação financeira da Saúde e os valores devidos aos médicos, tanto dos três hospitais como das Unidades de Pronto Atendimento, que nos foi prometido já para 15 de fevereiro. Com isso, podemos planejar como será feita a quitação dos débitos existentes”, destaca o presidente do Simers.

O secretário também pediu ao Simers apoio para as agendas com a Câmara Municipal de Canoas, com a Assembleia Legislativa do RS (ALRS) e com o Tribunal de Justiça do Estado (TJRS), incluindo os municípios abrangidos pelo sistema de saúde canoense, para viabilizar um aporte financeiro para reverter a situação colapsada pelo Programa Assistir, do governo gaúcho. 

“O Simers sempre é parceiro para buscar alternativas que promovam a valorização do médico e a qualidade na assistência prestada. Mas, é preciso ressaltar que Canoas precisa de soluções estruturais e que coloque fim a um problema histórico, pois o município está sempre à beira de um colapso na assistência”, pontuou Rovinski.

 

Tags: Canoas Prefeitura de Canoas Saúde de Canoas Crise na saúde

Aviso de Privacidade

O Simers utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para melhorar a experiência de usuário. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Ver Política