
Divulgação: Amália Ceola - ASCOM Simers / Fotos: Jefferson Bernardes
O Museu de História da Medicina do Rio Grande do Sul (MUHM) recebeu, na noite desta quarta-feira (10), a vereadora de Porto Alegre e presidente da Comissão de Saúde e Meio Ambiente da Câmara Municipal (COSMAM), Cláudia Araújo (PSD), para uma palestra sobre políticas públicas e seus reflexos na vida da população. O encontro reuniu autoridades, profissionais da saúde e convidados para discutir desafios e iniciativas voltadas à promoção da qualidade de vida e do acesso à saúde.

Em seu terceiro mandato parlamentar e com trajetória marcada pela atuação comunitária, Cláudia compartilhou experiências que marcaram sua atuação política, destacando causas que assumiu pessoalmente ao longo dos anos. Entre elas, relatou a história de uma jovem de Paverama que necessitava de um transplante e recebeu seu apoio.
Durante o relato, a vereadora contou que passou a chamar a jovem de “menina sorriso” e destacou a importância de dar voz a quem enfrenta situações de vulnerabilidade. “Quando a gente não tem ninguém para falar pela gente, a gente é mais um na fila”, afirmou.
Leia mais:
Simers debate soluções para saúde pública em reunião com a prefeitura de Rio Grande
Simers defende reajuste da tabela SUS e repasses adequados em debate sobre crise no financiamento da saúde pública de Porto Alegre
Simers lança "Devedômetro" ferramenta que vai monitorar atraso de salários de médicos que atuam em unidades de saúde públicas do RS
A parlamentar também apresentou sua atuação em defesa das pessoas com Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA), das políticas relacionadas ao teste do pezinho e do apoio a instituições como a Casa do Menino Jesus de Praga e a Kinder. Entre as iniciativas citadas, destacou o trabalho para viabilizar a ligação física entre as duas entidades, facilitando o deslocamento e o atendimento de pacientes que necessitam dos serviços oferecidos por ambas.
Após a exposição, o público participou de um momento de perguntas e manifestações. Entre os temas abordados esteve a demora nos atendimentos do Sistema Único de Saúde (SUS) e as alternativas para enfrentar os desafios relacionados à capacidade de atendimento e à gestão dos serviços de saúde.

Ao final do evento, o presidente do Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (Simers), Marcelo Matias, agradeceu a presença da vereadora e reconheceu seu envolvimento com pautas importantes para a área da saúde. “A saúde precisa de diálogo permanente entre gestores, legisladores e profissionais. A vereadora Cláudia Araújo tem demonstrado sensibilidade e comprometimento com causas que impactam diretamente a vida da população, contribuindo para que essas demandas tenham visibilidade e avancem na esfera pública”, destacou Matias.

A presidente da Associação dos Amigos do Museu de História da Medicina (AAMUHM), Leonor Baptista Schwartsmann, ressaltou a importância da aproximação entre o Poder Legislativo e as instituições ligadas à saúde. Já o vice-presidente da entidade, Ricardo Nogueira, destacou a necessidade de que a Câmara Municipal mantenha atenção permanente às demandas da área, especialmente em temas como saúde mental e assistência à população. “O diálogo entre as instituições fortalece a construção de soluções e amplia o alcance das políticas públicas”, afirmou.


A palestra integrou a programação de encontros promovidos pelo MUHM, que buscam fomentar o debate sobre temas de interesse público e aproximar a sociedade de discussões relevantes para a saúde e o bem-estar da população.
Simers: coragem para defender e gestão para avançar! Associe-se!
O Simers utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para melhorar a experiência de usuário. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.