Como atrair mais pacientes para consultório ou clínica
O Médico

Como atrair mais pacientes para consultório ou clínica

O principal objetivo do médico sempre vai ser o bem estar e a saúde de todos. Isso não entra em conflito com o fato de que, para manter financeiramente um consultório ou clínica, é fundamental ter um bom fluxo de...

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05/05/2016 11:59

O principal objetivo do médico sempre vai ser o bem estar e a saúde de todos. Isso não entra em conflito com o fato de que, para manter financeiramente um consultório ou clínica, é fundamental ter um bom fluxo de pacientes. A primeira e mais eficiente maneira de conseguir pacientes sempre vai ser o boca a boca. Card 1 - Boca-a-boca Com excelência na prática médica e um atendimento cuidadoso, o médico fideliza o paciente, que indica o profissional para amigos, parentes e conhecidos. “Os canais de comunicação mudam ao longo do tempo com o avanço da tecnologia, mas o fundamental é o atendimento ao paciente e a prática médica. Uma técnica apurada e a sensibilidade no atendimento vão fidelizar o paciente, que vai indicar o trabalho”, diz o superintendente Médico do Hospital Mãe de Deus, Dr. Luiz Felipe Gonçalves. Uma prática médica excelente, unida a um atendimento cordial e atencioso, irá fidelizar os clientes e trará ótimos frutos. Porém, o boca a boca pode demorar um pouco para surtir efeito. Quem quer conquistar novos pacientes em pouco tempo, precisa dar atenção a imagem, reputação e ao marketing.

Marketing médico

Marketing não é algo errado para os profissionais da medicina. O Conselho Federal de Medicina (CFM) elaborou o Manual de Publicidade Médica. Porém, é preciso ter cuidado para não ferir o código de ética e não fazer propaganda abusiva. O melhor marketing médico é aquele que foca na imagem, reputação e credibilidade do médico. O médico precisa ficar atento para passar uma imagem unificada, com credibilidade e seriedade, cuidando do atendimento ao paciente, da decoração do consultório ou clínica, da recepção da secretária e da maneira como se coloca em todos os canais de comunicação e marketing. Card 2 - Imagem_Reputação

Marketing de conteúdo

O marketing mais indicado para o médico é o de conteúdo. Em vez de divulgar demasiadamente o consultório, sugerir a necessidade de consultas ou exagerar na divulgação dos contatos, foque em criar conteúdo de qualidade para publicar em um site, blog ou rede social. Um conteúdo informativo, útil e sério dará credibilidade ao médico, consultório ou clínica. Pacientes que pesquisarem sobre a especialidade ou assunto na internet, podem achar a página e conhecer o trabalho do médico. O próprio CFM considera o blog como ferramenta de disseminação de conhecimento científico. Ao escrever o conteúdo, cuide para redigir de uma maneira que os pacientes irão entender e evite ser sensacionalista. É preciso ser extremamente responsável pelo conteúdo publicado. Se você for criar uma página no Facebook, lembre de separar a página profissional e o perfil pessoal. Card 3 - Marketing de Conteúdo

Material gráfico

Alguns médicos gostam de utilizar material impresso. Apesar de mais caro, também é uma boa forma de comunicação, principalmente no caso de clínicas. Um bom cartão pode ser importante e também é permitido usar panfletos e similares. Porém, é fundamental seguir as regras do CFM. Abaixo, confira um resumo do que não é permitido no marketing médico e, para mais detalhes, acesse a cartilha do CFM.
  • Nunca use fotos de pacientes ou os exponha.
  • Nunca sugira garantia de sucesso e bom resultado.
  • Nunca sugira que tem o melhor equipamento ou tecnologia.
  • Faça menção a no máximo duas especialidades.
  • Nunca faça consulta online nem responda dúvidas através de blogs ou redes sociais.
  • Nos materiais de divulgação, digitais ou impressos, informe o nome completo do médico e. registro do CRM.
  • No caso de clínicas, informe os dados do responsável técnico.
  • Divulgue apenas títulos registrados no CRM .
  • Não divulgue o trabalho usando afirmações como "único capacitado", "o mais eficiente" e "o melhor".
  • Não participe de propagandas sobre técnicas exclusivas ou não aceitas pela comunidade científica.
  • Evite fazer divulgação explicita em entrevistas à imprensa, divulgando endereço ou contato. Foque em passar informação de qualidade.
  • Jamais divulgue os preços dos serviços.
Ao fazer a divulgação do seu trabalho, o médico deve ter muita atenção às normas do CFM e cuidado com o conteúdo. Um conteúdo errado, polêmico ou considerado de mau gosto pode trazer sérios problemas à imagem do médico. Para evitar problemas, o profissional pode contratar um especialista no assunto ou aprender mais sobre marketing médico. Para isso, o Simers criou o curso de Introdução ao Marketing Digital, que traz especialistas em marketing médico para orientar corretamente os profissionais a fazer um marketing eficiente. Saiba mais: 6 mentiras sobre a divulgação do consultório que insistem em contar 6 dicas para médicos de como usar as redes sociais 5 dicas para médicos criarem um blog de sucesso
Tags: consultório clínica atrair pacientes mercadológico Gestão marketing

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