O principal objetivo do médico sempre vai ser o bem estar e a saúde de todos. Isso não entra em conflito com o fato de que, para manter financeiramente um consultório ou clínica, é fundamental ter um bom
fluxo de pacientes. A primeira e mais eficiente maneira de conseguir pacientes sempre vai ser o
boca a boca.
Com excelência na prática médica e um atendimento cuidadoso, o médico
fideliza o paciente, que indica o profissional para amigos, parentes e conhecidos. “Os canais de comunicação mudam ao longo do tempo com o avanço da tecnologia, mas o fundamental é o atendimento ao paciente e a prática médica. Uma técnica apurada e a sensibilidade no atendimento vão fidelizar o paciente, que vai indicar o trabalho”, diz o superintendente Médico do Hospital Mãe de Deus, Dr. Luiz Felipe Gonçalves.
Uma prática médica excelente, unida a um atendimento cordial e atencioso, irá fidelizar os clientes e trará ótimos frutos. Porém, o boca a boca pode
demorar um pouco para surtir efeito. Quem quer conquistar novos pacientes em pouco tempo, precisa dar atenção a imagem, reputação e ao marketing.
Marketing médico
Marketing não é algo errado para os profissionais da medicina. O Conselho Federal de Medicina (CFM) elaborou o
Manual de Publicidade Médica. Porém, é preciso ter cuidado para não ferir o
código de ética e não fazer propaganda abusiva.
O melhor
marketing médico é aquele que foca na
imagem,
reputação e
credibilidade do médico. O médico precisa ficar atento para passar uma imagem unificada, com credibilidade e seriedade, cuidando do atendimento ao paciente, da decoração do consultório ou clínica, da recepção da secretária e da maneira como se coloca em todos os canais de comunicação e marketing.
Marketing de conteúdo
O marketing mais indicado para o médico é o de conteúdo. Em vez de divulgar demasiadamente o consultório, sugerir a necessidade de consultas ou exagerar na divulgação dos contatos, foque em criar
conteúdo de qualidade para publicar em um site, blog ou rede social.
Um conteúdo informativo, útil e sério dará
credibilidade ao médico, consultório ou clínica. Pacientes que pesquisarem sobre a especialidade ou assunto na internet, podem achar a página e conhecer o trabalho do médico. O próprio CFM considera o blog como ferramenta de disseminação de
conhecimento científico.
Ao escrever o conteúdo, cuide para redigir de uma maneira que os pacientes irão entender e evite ser sensacionalista. É preciso ser extremamente responsável pelo conteúdo publicado. Se você for criar uma página no
Facebook, lembre de separar a página profissional e o perfil pessoal.
Material gráfico
Alguns médicos gostam de utilizar material impresso. Apesar de mais caro, também é uma boa forma de comunicação, principalmente no caso de clínicas. Um bom
cartão pode ser importante e também é permitido usar
panfletos e similares. Porém, é fundamental seguir as regras do CFM.
Abaixo, confira um resumo do que não é permitido no marketing médico e, para mais detalhes, acesse a
cartilha do CFM.
- Nunca use fotos de pacientes ou os exponha.
- Nunca sugira garantia de sucesso e bom resultado.
- Nunca sugira que tem o melhor equipamento ou tecnologia.
- Faça menção a no máximo duas especialidades.
- Nunca faça consulta online nem responda dúvidas através de blogs ou redes sociais.
- Nos materiais de divulgação, digitais ou impressos, informe o nome completo do médico e. registro do CRM.
- No caso de clínicas, informe os dados do responsável técnico.
- Divulgue apenas títulos registrados no CRM .
- Não divulgue o trabalho usando afirmações como "único capacitado", "o mais eficiente" e "o melhor".
- Não participe de propagandas sobre técnicas exclusivas ou não aceitas pela comunidade científica.
- Evite fazer divulgação explicita em entrevistas à imprensa, divulgando endereço ou contato. Foque em passar informação de qualidade.
- Jamais divulgue os preços dos serviços.
Ao fazer a divulgação do seu trabalho, o médico deve ter muita atenção às normas do CFM e cuidado com o conteúdo. Um conteúdo errado, polêmico ou considerado de mau gosto pode trazer sérios problemas à imagem do médico. Para evitar problemas, o profissional pode contratar um especialista no assunto ou aprender mais sobre marketing médico. Para isso, o Simers criou o curso de
Introdução ao Marketing Digital, que traz especialistas em marketing médico para orientar corretamente os profissionais a fazer um marketing eficiente.
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