São bastante comuns os relatos de pessoas que perderam ou sequer lembram se tiveram uma carteira de vacinação na infância. Sem o documento, fica difícil ter o controle sobre as imunizações já realizadas e aquelas que necessitam de reforço. Pensando nisso, o Ministério da Saúde criou o Conecte SUS, um aplicativo que registra toda a trajetória de quem busca atendimento pelo Sistema Único de Saúde.
Uma das principais ferramentas disponíveis no app é a Carteira Nacional Digital de Vacinação. A intenção é que ela auxilie no monitoramento sobre a vacinação contra a Covid-19. Ao receber a dose, o cidadão que estiver cadastrado no sistema terá suas informações registradas e poderá acompanhar qual imunização recebeu, o dia exato da primeira dose e a data estimada para aplicação da segunda. Desta forma, a pessoa tem maior garantia de que não receberá imunizações de laboratórios diferentes e nem na data errada.
Mas não são somente informações sobre as vacinas contra a Covid-19 que estão disponíveis. Quem utilizar o Conecte SUS também terá acesso, de forma digital, a todas as vacinas aplicadas na rede pública e privada. Com a Carteira Digital de Vacinação é possível deixar de lado o documento de papel, que além de ser menos durável por sofrer com a ação do tempo, também pode ser perdido ou extraviado.
Confira abaixo o passo a passo para utilizar o Conecte SUS
- Procure pelo nome “Conecte SUS” na loja de aplicativos do seu telefone celular
- Baixe o app e crie uma conta utilizando seu CPF
- Após finalizar o cadastro, clique no ícone “Vacinas” e após em “Carteira de Vacinação Digital”
- Agora, é só fazer o download do documento
O Simers utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para melhorar a experiência de usuário. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.