O sábado, 29 de novembro, foi dia de reflexão, troca de experiências e de debate para os integrantes do Sindicato Médico do Rio Grande do Sul durante o Conexão Simers. O evento foi realizado na Pousada São Lourenço, na zona leste de Porto Alegre. O dia teve início com o Encontro Estadual do Núcleo Acadêmico, seguiu com o encontro dos Núcleos e encerrou com o anúncio dos vencedores do Trote Solidário 2025/2 e apresentação do mascote do NAS, uma homenagem ao integrante do grupo, Pedro Fossatti.
Pela manhã, aproximadamente 50 estudantes de Medicina de diferentes regiões do RS participaram do Encontro Estadual do Núcleo Acadêmico do Simers (NAS). Com o tema “Da Academia ao Futuro: a Medicina que Lidera Transformações”, o evento discutiu o papel dos futuros médicos frente aos desafios atuais da saúde no Brasil.
Na abertura, o presidente do Sindicato, Marcelo Matias, alertou para a necessidade de responsabilidade e qualificação na formação médica, destacando a gravidade da atuação de profissionais sem registro no CRM: “Médico sem CRM não é médico. É como dirigir sem carteira de motorista”, comparou.

Matias também chamou atenção para a fragilidade contratual da categoria. Ele destacou iniciativas do Simers, como o Devedômetro, que já notificou 20 municípios e obteve a quitação da dívida em nove deles, e reforçou a importância do teste de proficiência (PL 2994).
O gerente de Relações Governamentais, Gabriel Larré, apresentou os avanços institucionais, com destaque para a instalação da Comissão Especial de Combate à Abertura de Novas Escolas Médicas.
Ao longo do evento, os participantes debateram temas essenciais para a formação médica, como a conciliação do desempenho acadêmico e liderança e relatos de residentes sobre os desafios da prática médica. O painel “A Medicina além do currículo”, abordou experiências sobre projetos como o Rondon, gestão de crise, networking e cultura colaborativa.

A tarde foi dedicada aos Núcleos do Simers, com palestra de abertura do jornalista e consultor do Sindicato, Tulio Milman. Ele falou sobre as formas eficazes de comunicação e como lidar com situações de crise. Em seguida, houve apresentação das atividades dos Núcleos de Medicina Legal, Perícia Médica e Medicina do Trabalho; Atenção Primária; Pediatria; Exercício Ilegal da Medicina; Psquiatria; Medicina do Tráfego; Médico Jovem; Obstetrícia; Hub de Solidariedade; Medicina de Emergência e NAS.
A dinâmica “Nem tudo está nos livros. E agora doutor?” colocou os médicos e acadêmicos para apresentar soluções para problemas que podem ocorrer durante a jornada de trabalho. Os participantes foram divididos em cinco grupos e cada um recebeu um caso para avaliar e apresentar à banca formada pelos assessores jurídicos do Simers Paola Kuhn e Érick Paim e pelo conselheiro Éder Berg.

Trote Solidário
As atividades do dia do Conexão Simers se encerraram com o anúncio dos vencedores do Trote Solidário 2025/2, do NAS, e com uma homenagem emocionante para Pedro Fossatti, presidente do Diretório Acadêmico da Medicina da UPF e embaixador do Núcleo, que faleceu neste ano em acidente de trânsito.
O estudante foi eternizado na figura do mascote do NAS. O “Pedrinho” foi apresentado pelo vice-presidente do Simers e pela diretora de Políticas Estratégicas, Márcia Pires Barbosa. Os pais do acadêmico Ritia Tenice Silva Martins e Joarez Antônio Fossatti se emocionaram com o carinho dos colegas do filho e com a homenagem.

Os vencedores do Trote Solidário 2025/2 foram anunciados na sequência:
1º Lugar:
UPF - Interior
UFRGS - Região Metropolitana
2º Lugar
UNISC - Interior
Unisinos - RM
3º Lugar
UFSM - Interior
Feevale - RM
Post criativo: UFSM (Interior) e UFRGS (Região Metropolitana)
O Simers utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para melhorar a experiência de usuário. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.