Debate sobre o cenário de políticas públicas encerrou o 2º Fórum +Saúde
Médico

Debate sobre o cenário de políticas públicas encerrou o 2º Fórum +Saúde

Compartilhe

28/10/2023 17:58

No último painel do 2º Fórum +Saúde: Debater a Saúde e Construir o Futuro, o diretor-geral do Simers, Fernando Uberti, mediou o debate sobre o tema Políticas Públicas em saúde na prática. Como mudar cenários?, que contou com a participação do diretor da Fronteira Oeste do Simers, Danilo Soares, e a presidente do Instituto da Mama do Rio Grande do Sul (Imama), Maira Caleffi.

A mastologista e também presidente voluntária da Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama (Femama), contou sobre a sua caminhada não só sobre a conscientização sobre a doença, mas, também na mobilização para a melhoria do acesso aos melhores tratamentos. Segundo ela, somente em 2020 foram 19,3 milhões de novos casos de câncer, em todo o mundo, dos quais um quarto são de câncer de mama em mulheres. Segundo Maira, são as informações os principais aspectos para balizar o que precisa ser feito pelos gestores. “Dados são fontes para a formulação de políticas públicas”, afirma.

Fernando contou sobre a experiência do Núcleo de Psiquiatra do SImers, do qual é coordenador, criado em 2020 a partir das crescentes demandas para a qualificação assistencial e de ensino do Hospital Psiquiátrico São Pedro (HPSP). “A partir disso, buscamos fortalecer a nossa presença como interlocutores nos importantes debates da Psiquiatria, e alcançamos resultados impactantes, tanto para o São Pedro como para a área da saúde mental”, relata.

Uberti destacou: “Não vamos conseguir soluções para a saúde apenas falando para os médicos. Temos que ter articulações com diferentes entidades para garantir os avanços na criação de políticas públicas e que refletem na melhoria do trabalho médico”.

 

Tags: 2º Fórum +Saúde: Debater a Saúde e Construir o Futuro Núcleo de Psiquiatria Simers

Aviso de Privacidade

O Simers utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para melhorar a experiência de usuário. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Ver Política