Diretor-geral do Simers visita o Hospital Espírita de Pelotas e debate a situação da instituição
Médico

Diretor-geral do Simers visita o Hospital Espírita de Pelotas e debate a situação da instituição

Compartilhe

18/08/2023 06:00

Na sexta-feira,18, o Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (Simers), por meio de seu diretor-geral Fernando Uberti e diretores do Interior, Luiz Alberto Grossi e da Região Sul, Marcelo Sclowitz, cumpriram diversas agendas na Zona Sul do estado, entre elas uma visita institucional junto ao Hospital Espírita de Pelotas (HEP), referência em assistência psiquiátrica daquela região, e que conta com 151 leitos de saúde mental, além de ser campo de prática para Residência Médica em Psiquiatria. 

No encontro, que contou com a presença da diretoria do HEP, Uberti levantou informações sobre a situação da casa de saúde, além de dados acerca da sustentabilidade econômica, financiamento e condições laborais dos médicos que exercem atividades no local. Os administradores relataram diversas dificuldades na operação do hospital, que registra déficit financeiro mensal na casa de R$ 150 mil, além de já ter iniciado atrasos pontuais nas remunerações dos médicos.

“Diante do que vejo aqui no Hospital Espírita, nada me surpreende, infelizmente. Estamos passando por um movimento que, cada vez mais, fomenta a desassistência aos pacientes psiquiátricos, ainda mais com o advento da Resolução 487, do CNJ. Enquanto psiquiatra e coordenador do Núcleo de Psiquiatria do Simers, é preciso somar forças em benefício da assistência em Saúde Mental. O Simers é parceiro permanente e encaminhamos um movimento de criação de um fórum permanente com a presença dos hospitais psiquiátricos do estado, objetivando debate, avaliação de cenários e busca por alternativas que visam a manutenção e melhora da assistência e ensino em saúde mental”, disse Uberti na reunião.

Pelo HEP participaram: Carlos José Machado Jardim, presidente; Deli Soares Massau, vice-presidente; Tiago dos Santos Martinato, administrador; Dario Post, diretor técnico; Eduardo Jannke, médico psiquiatra; Maria da Graça de Castro Lopes e Luis Gonzaga Medeiros Rodrigues, diretores de Patrimônio e a tesoureira Jussara Mendonça Rocha.

Fórum Estadual em Defesa dos Hospitais Psiquiátricos do RS

Com a coordenação de Fernando Uberti, a ideia é que o Fórum Permanente de Defesa dos Hospitais Psiquiátricos do Rio Grande do Sul deve iniciar os trabalhos em 30 dias. O objetivo é incluir, além do Hospital Espírita, também os hospitais Bezerra de Menezes, em Passo Fundo, e o São Pedro, na capital gaúcha, para compartilhar experiências e sistematizar demandas e estratégias que possam viabilizar expansão e qualificação da assistência nesses locais, nos mais variados aspectos. O Fórum deverá contar com a presença de representantes de cada hospital, além de autoridades em saúde e OAB/RS.

Tags: Hospital Espírita de Pelotas

Aviso de Privacidade

O Simers utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para melhorar a experiência de usuário. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Ver Política