Entidades médicas do Rio Grande do Sul estão unidas no apoio aos atingidos pela tragédia climática que assolou o Estado
Na manhã desta terça-feira, 7, o vice-presidente do Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (Simers), Fernando Uberti, participou de reunião com o secretário adjunto de Administração e Patrimônio de Porto Alegre, Richard dos Santos Dias, e o presidente da Associação Médica do RS (Amrigs), Gerson Junqueira, para alinhamento sobre fluxos de atendimento e escalas médicas em abrigos e, também operacionalização de doações de medicamentos. Representante da Prefeitura agradeceu o apoio de entidades médicas gaúchas no atendimento às vítimas da tragédia climática que devastou o Estado.
Uberti garantiu que a entidade já iniciou avaliação de cenário e organização de processos e atendimentos em 14 abrigos, e na tarde desta terça-feira novas visitas técnicas serão feitas, para elaboraração de diagnóstico de necessidades e garantia de assistência médica em mais uma dezena de locais de acolhimentos. "Estamos empenhados no auxílio das vítimas e vamos ajudar da forma que for possível. Já possuímos um cadastro com mais de 400 médicos voluntários inscritos para atuarem por todo o Rio Grande do Sul. O momento é de classificação de prioridades. Descobrir as necessidades de cada local é fundamental para não desassistir a população. Otimizar recursos, garantir e expandir assistência médica e tornar o trabalho médico mais seguro e resolutivo", revelou.
Para Richard dos Santos, o trabalho dos médicos e suas entidades tem sido de suma importância no atendimento às vítimas da tragédia. "Todas as suas equipes, seus diretores, e os médicos que tem atuado de forma voluntária em todas as pontas são fundamentais. Com base neste atendimento voluntário a gente está conseguindo estruturar os mais de 100 abrigos que Porto Alegre tem hoje. Fizemos essa reunião para ter um alinhamento ainda maior nos próximos dias e esperamos que já na próxima semana a gente consiga diminuir o número de abrigos", destacou.
Cadastramento de médicos voluntários e doações 24h
Desde o dia 4 de maio, o Sindicato Médico está com o cadastro aberto para médicos interessados no voluntariado, no qual já mais de 400 profissionais confirmaram o interesse em doar tempo e conhecimento a quem mais precisa. O cadastro continua aberto e solicitamos a todos os médicos do estado que desejam se voluntariar, especialmente em Porto Alegre, que centralizem o seu cadastro na plataforma e cadastro do Simers (para se cadastrar basta clicar aqui - o médico também pode se cadastrar pelo grupo de Whatsapp do Simers). Além disso, a sede da entidade médica funciona como um posto de coleta de donativos 24 horas, onde centenas de voluntários recebem as doações. Em ritmo frenético, médicos, estudantes de Medicina e colaboradores se revezam em turnos para separar e encaminhar os itens aos locais que atendem os desabrigados.
No instagram do Simers é possível se atualizar dos itens que podem ser doados, uma vez que a necessidade muda de acordo com a demanda.
O Simers utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para melhorar a experiência de usuário. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.