Esteio: Simers se reúne com gestor do Ibsaúde para debater atrasos de pagamento a médicos do Hospital São Camilo
Defesa

Esteio: Simers se reúne com gestor do Ibsaúde para debater atrasos de pagamento a médicos do Hospital São Camilo

Compartilhe

13/12/2023 15:09

A falta de repasse salarial a médicos do Hospital São Camilo, em Esteio, foi pauta da reunião on-line realizada pelo Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (Simers) com o secretário executivo do Instituto de Saúde, Ensino, Pesquisa e Extensão para o Desenvolvimento Humano (Ibsaúde),  Marcos Costa da Silva, na tarde de segunda-feira, 11. A diretora da Região Metropolitana da entidade médica, Daniela Alba, apresentou as reivindicações dos profissionais e solicitou esclarecimentos sobre os motivos do atraso nos pagamentos. E pontuou, também, a situação do atendimento médico no Pronto Atendimento da instituição de saúde.

“Os médicos nos procuraram para averiguar o atraso ocorrido no mês passado. Sabemos que o pagamento referente ao mês de outubro foi realizado de forma parcelada, porém para os pagamentos correspondente a novembro ainda não teria uma previsão para ocorrer. Por isso, gostaríamos de saber se o hospital está fazendo o repasse em dia ao Ibsaúde ou se estão passando por alguma dificuldade. Nosso objetivo é ajudar e dar alguma garantia aos médicos e poder atuar na frente que for necessária”, pontuou Daniela.

Marcos Costa explicou que Instituto foi procurado pela gestão do Hospital São Camilo para auxiliar no funcionamento do Pronto Atendimento que passava por problemas. A instituição de saúde alegou que o orçamento seria curto, mas garantiu cumprir o prazo de pagamento no dia 10 de cada mês de serviço prestado. Porém, a partir de setembro a gestão do São Camilo não conseguiu cumprir o firmado no acordo, e desde então os pagamentos não ocorreram mais na data combinada, segundo informou Costa a direção do Simers.

O secretário executivo do Ibsaúde alegou que procurou a diretora do Hospital, Ana Boll, e membros da direção técnica, que afirmaram que no decorrer do mês de dezembro os pagamentos em atraso serão colocados em dia. No início deste mês foi realizado o repasse relativo a outubro. Costa ponderou que esta é uma situação passageira e espera que seja totalmente sanada até a primeira quinzena de dezembro.

“O ibsaúde vai se reunir com a direção do Hospital São Camilo, na quarta-feira, 13. Neste mesmo dia o Simers entrará em contato novamente com o secretário executivo para saber se houve um comprometimento da instituição em realizar o pagamento dos salários do mês vigente e os em atraso. Além disso, em paralelo, vamos conversar com o responsável pela administração do Hospital para saber o porquê de a UBS não estar dando conta do atendimento ocasionando fluxo intenso no Pronto Atendimento. Queremos evitar uma sobrecarga dos médicos e condições adequadas de atendimento”, finalizou a diretora Daniela.

Tags: Medicina Médicos Esteio

Aviso de Privacidade

O Simers utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para melhorar a experiência de usuário. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Ver Política