O Ministério da Saúde (MS) publicou, nesta quinta-feira (2/04), portaria que solicita o cadastro de profissionais de 14 diferentes categorias para o auxílio ao Sistema Único de Saúde (SUS) durante a crise epidemiológica de coronavírus.
Esta medida faz parte da ação estratégica "O Brasil Conta Comigo – Profissionais da Saúde", que exige a estes trabalhadores o preenchimento de formulários eletrônicos. O objetivo é a realização de capacitação à distância nos protocolos clínicos aprovados pelo Centro de Operações de Emergências em Saúde Pública (COE-nCoV) para o enfrentamento da pandemia de Covid-19.
Com a criação de um cadastro geral de profissionais habilitados, gestores federais, estaduais, distritais e municipais poderão consultar e solicitar mão de obra em caso de necessidade frente aos desdobramentos da doença no país.
Os médicos devem obrigatoriamente se registrar pelo link https://registrarh-saude.dataprev.gov.br/cadastro, realizar os cursos e informar se deseja ou não se voluntariar.
SAIBA MAIS:
Do que se trata a medida?
A Portaria nº 639/2020 institui a Ação Estratégica “O Brasil Conta Comigo - Profissionais da Saúde”.
A quem se destina?
Aos profissionais das seguintes áreas da saúde: serviço social, biologia, biomedicina, educação física, enfermagem, farmácia, fisioterapia e terapia ocupacional, fonoaudiologia, medicina, medicina veterinária, nutrição, odontologia, psicologia e técnicos em radiologia.
O cadastramento é obrigatório?
Sim. O profissional da área da saúde deverá realizar o preenchimento dos formulários eletrônicos de cadastramento e manter as informações atualizadas.
Quais as vantagens e objetivos?
O objetivo da Ação Estratégica é proporcionar capacitação aos profissionais da área da saúde nos protocolos clínicos do Ministério da Saúde aprovados pelo Centro de Operações de Emergências em Saúde Pública (COE-nCoV) para enfrentamento da pandemia de Covid-19. Além disso, a Ação Estratégica visa auxiliar os gestores federais, estaduais, distritais e municipais do SUS nas ações de enfrentamento à Covid-19 com a criação de um cadastro geral de profissionais da área da saúde, de caráter instrumental e consultivo.
Como será realizada a capacitação?
Por meio de cursos à distância (EAD). Os profissionais receberão certificado de conclusão relativo à capacitação para o enfrentamento da Covid-19.
Existe penalidade em caso de descumprimento dos termos da Portaria?
A Portaria não prevê penalidades. Contudo, o Ministério da Saúde irá identificar e informar ao conselho profissional os respectivos profissionais que não efetuarem o cadastro, assim como também comunicará sobre quais profissionais não concluíram o programa de capacitação.
Como realizar o cadastro?
O registro obrigatório deve ser feito pelo link https://registrarh-saude.dataprev.gov.br/cadastro. Os cursos são obrigatórios.
O Simers utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para melhorar a experiência de usuário. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.