Greve dos residentes do HU de Canoas entra no sexto dia
Defesa

Greve dos residentes do HU de Canoas entra no sexto dia

O fim da paralisação depende da gestão do hospital oferecer condições que garantam a qualidade da residência médica

Compartilhe

04/02/2026 07:00

A greve dos residentes do Hospital Universitário (HU) de Canoas entrou no sexto dia nesta quarta-feira, 4. Na terça, 3, o Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (Simers) reuniu os médicos dos programas de residência para avaliar a paralisação. O presidente da entidade, Marcelo Matias, enfatizou a importância do movimento: “As negociações resultam dessa mobilização, que trouxe também a Comissão Estadual de Residência Médica (CEREM-RS) para avaliar as condições de ensino.” 

O coordenador do Núcleo Médico Jovem do Simers, Vinícius Conejo, também participou da reunião. Nos próximos dias, está previsto encontro com a Comissão de Residência Médica (Coreme), responsável pelos programas da Ulbra. O Sindicato está solicitando reuniões com a Associação Saúde em Movimento (ASM), gestora do HU, a Prefeitura e a Associação Educacional Luterana do Brasil (AELBRA), mantenedora da universidade.

O Simers aguarda resposta do CEREM ao pedido de descredenciamento do programa de cirurgia geral. A greve só deve acabar após o cumprimento das reivindicações, como pagamento em dia de preceptores qualificados e dos anestesistas; escalas completas de especialistas, dimensionadas adequadamente ao número de leitos; condições de atendimento à população e plano operativo que garanta aos residentes a realização de procedimentos para formação completa.

LEIA MAIS

Simers aciona Ministério Público por falta de médico pediatra no Hospital Universitário de Canoas
Sindicato cobra direção do HU por atraso nos pagamentos a médicos e melhores condições para os residentes
Simers pede o fim da residência em cirurgia geral no HU à Comissão Estadual de Residência Médica

Aderiram à paralisação, os residentes de pediatria, neonatologia, cirurgia geral, otorrinolaringologia, ginecologia e obstetrícia. Desde dezembro de 2024, a gestão do hospital é feita pela Associação Saúde em Movimento (ASM).

Simers: coragem para defender e gestão para avançar! Associe-se!

Tags: Hospital Universitário HU Canoas Prefeitura de Canoas Ulbra Médicos residentes Residência Médica Simers

Aviso de Privacidade

O Simers utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para melhorar a experiência de usuário. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Ver Política