Guaíba sofre com a falta de medicamentos e infraestrutura nas unidades de saúde
A Luta

Guaíba sofre com a falta de medicamentos e infraestrutura nas unidades de saúde

O cenário da Saúde em Guaíba parece cada vez mais complexo. Da prefeitura aos postos de saúde, todas as esferas de atendimento à população enfrentam problemas preocupantes.

Compartilhe

25/05/2018 17:16

Simers realizou reunião com os médicos municipários, na noite da última quarta-feira. Foto: Guilherme Tubino/Simers
Simers realizou reunião com os médicos municipários, na noite da última quarta-feira. Foto:Guilherme Tubino/Simers
O cenário da Saúde em Guaíba parece cada vez mais complexo. Da prefeitura aos postos de saúde, todas as esferas de atendimento à população enfrentam problemas preocupantes. Na gestão municipal, o prefeito José Francisco Sperotto está acumulando o cargo de secretário da Saúde desde que o titular da pasta, Itamar José da Costa, foi afastado devido a denúncias de fraude em licitações da área médica. Também por conta disso, o caos tomou conta de do sistema de saúde da cidade. No momento não há Diretor e nem Responsável Técnico nos postos do município. A estrutura das unidades é precária e faltam medicamentos básicos para o atendimento à população. Por causa das dificuldades, muitos exames não estão sendo liberados. Durante uma reunião realizada pelo Simers, os médicos municipários de Guaíba relataram que os postos de saúde também carecem de receituário controlado. Além disso, os equipamentos de raio-x estão defasados e toda a demanda de análise de radiografias se concentra em apenas um médico. A situação dos exames de ecografia também é grave – atualmente, há cerca de 700 pacientes na fila para apenas um equipamento. O diretor do Simers André Gonzales ressalta que situações como esta devem ser solucionadas o mais rápido possível. “Estamos muito preocupados com a assistência básica em Guaíba. São diversos problemas que comprometem a saúde da população, até porque muitos exames poderiam ser realizados no município, mas não são por falta de infraestrutura”, afirma Gonzales. Na reunião, os médicos decidiram pela formação de uma comissão, composta por um médico de cada unidade de saúde, para debater as alternativas de melhoria em conjunto com o prefeito.
Tags: Municipários de Guaíba

Aviso de Privacidade

O Simers utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para melhorar a experiência de usuário. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Ver Política