Os médicos prestadores de serviço do Hospital Nossa Senhora das Graças (HNSG) disseram sim ao calendário de pagamentos proposto para quitar os meses de agosto e setembro, em quatro parcelas a serem pagas em novembro e dezembro. A deliberação ocorreu em Assembleia Geral Extraordinária (AGE) virtual, realizada no início da noite desta sexta-feira, 8. Caso o cronograma não seja cumprido, será feita a penhora judicial de bens da Prefeitura de Canoas, responsável pela gestão do hospital.
A AGE ocorreu após a audiência realizada na 4ª Vara Cível da Comarca de Canoas, que tratou sobre a decisão judicial que levou à retomada de atendimentos eletivos hoje. Durante a reunião, a Prefeitura apresentou o cronograma proposto, mas não se comprometeu em regularizar os próximos vencimentos.
Para o coordenador da Região Metropolitana do Simers, Daniel Wollf, a penhora é uma garantia aos profissionais, mas continua longe de reverter a precarização que a Saúde do município enfrenta. “Se houver novos atrasos, iremos notificar o juizado de Canoas. Entretanto, não é de hoje que acompanhamos os problemas enfrentados em Canoas e é preciso deixar claro que não são os médicos os responsáveis em garantir a assistência. É a gestão municipal que tem a obrigação de promover atendimento com qualidade, com médicos recebendo pelo serviço prestado", afirma o diretor do Simers.
Entenda melhor
Cerca de 100 médicos prestadores de serviço que atuam no HNSG suspenderam o atendimento eletivo na última terça-feira, 5, devido ao atraso nos pagamentos. Os profissionais são responsáveis por quase a totalidade do atendimento agendado, tanto consultas como cirurgias, solicitaram um cronograma de pagamento prevendo as quitações até o final do ano e não foram totalmente atendidos pela gestão. Eles estão sem receber o mês de agosto, sendo que duas especialidades ainda não receberam a parcela dos serviços prestados em julho. O mês setembro já vence no próximo dia 10.
O Simers utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para melhorar a experiência de usuário. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.