O Hospital de Pronto Socorro (HPS) da Capital gaúcha completa 80 anos nesta sexta-feira, 19, com relevantes serviços prestados à sociedade. A festa simbólica, que reuniu autoridades, ex-diretores, profissionais e ex-pacientes, foi realizada no final da manhã no terreno que dará lugar ao novo anexo da instituição, na avenida José Bonifácio. O evento teve, ainda, apresentação da dupla Claus e Vanessa, bolo - personalizado com o formato da instituição - e descerramento de placa.
“Ao longo da história, o HPS mostrou a sua importância já que poucos porto-alegrenses e gaúchos não tiveram em algum momento da sua vida de usar o serviço do Pronto Socorro. Que continue crescendo e dando melhor atendimento na área de urgência e emergência a população de Porto Alegre e do Rio Grande do Sul", observa o presidente do Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (Simers), Marcos Rovinski.
Salvando vidas
A diretora-geral do HPS, Tatiana Breyer, agradeceu às autoridades e aos profissionais da instituição, que atuam com dedicação e empenho na assistência à população gaúcha. “Nossas equipes entregam aos pacientes seu melhor trabalho, tempo, conhecimento e habilidade. É impressionante acompanhar o atendimento na sala vermelha e ver nossos profissionais atuando para salvar vidas que chegam em estado grave”, afirmou Tatiana.
O secretário municipal de Saúde, Fernando Ritter, destacou que o HPS atende de 300 a 500 pessoas por dia, de todos os cantos do Rio Grande do Sul. “Como serviço do Sistema Único de Saúde, jamais vamos fechar portas. É um hospital caro, mas que tem um custo-benefício altíssimo em favor da população”, disse o gestor. Ritter citou o aporte financeiro destinado pela prefeitura nos últimos anos e que resultou na reforma de setores como UTI pediátrica e na aquisição de equipamentos.
Referência no Estado em casos de trauma, o HPS realiza 120 mil atendimentos de emergência por ano, funcionando 24 horas por dia, sete dias por semana. Além de acolher moradores da Capital, muitos pacientes vêm da região metropolitana, litoral e de outras cidades e mesmo estados. São cerca de 1 mil servidores das mais diversas áreas da saúde. Desde a inauguração, em 1944, o hospital está no mesmo prédio, no Largo Teodoro Herzl, bairro Bom Fim.
O HPS será ampliado, com um investimento previsto de R$ 140 milhões. A nova estrutura terá oito andares em um terreno de 11 mil metros quadrados de área, com até 110 novos leitos, que se somarão aos 95 existentes na estrutura atual.
Foto: Cristine Rochol/PMPA
O Simers utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para melhorar a experiência de usuário. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.