HU de Canoas: Novos atrasos nos pagamentos aos anestesistas colocam em risco às cirurgias eletivas
Defesa

HU de Canoas: Novos atrasos nos pagamentos aos anestesistas colocam em risco às cirurgias eletivas

Compartilhe

22/09/2023 13:31

O atraso recorrente nos pagamentos aos médicos anestesistas que atuam via pessoa jurídica no Hospital Universitário (HU) de Canoas — e que pode comprometer o funcionamento do Bloco Cirúrgico da instituição — será tema de uma reunião on-line entre os profissionais e o Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (Simers), no final da tarde desta sexta-feira, 22. O problema, que reflete no possível cancelamento das cirurgias eletivas, também foi discutido na última terça-feira, 19, pelo diretor do Simers, Antônio Castro, o diretor-geral do HU, Mauro Sparta, e o superintendente, Edmar da Costa.

Durante a agenda, o Simers elencou os principais entraves vivenciados pelos médicos para garantir uma assistência adequada à população. Entre eles, a falta de equipamentos — como o MAP para monitorar a frequência dos batimentos cardíacos do feto — e de insumos — como antibióticos e anticoagulantes, estes fundamentais para prevenir a trombose no pós-cirúrgico.

“Recebemos a informação da direção do HU de que a Prefeitura liberou valores para a compra dos equipamentos e medicamentos, bem como um pedido de novo aporte para quitar os débitos com as anestesistas”, destacou Castro. Até o final da manhã desta sexta, o pagamento ainda não havia feito aos anestesitas.

O diretor do Simers também destacou que o Sindicato Médico vem acompanhando de perto a situação do HU de Canoas, que vem sendo sucateado ao longo da última década. O Hospital Universitário recebe pacientes de toda a região e municípios vizinhos, referência para partos a 18 municípios, com uma média de 300 nascimentos a cada mês pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Tags: Canoas Hospital Universitário de Canoas médicos anestesistas pagamento Pessoa Jurídica

Aviso de Privacidade

O Simers utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para melhorar a experiência de usuário. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Ver Política