O Núcleo de Pediatria do Sindicato Médico do Rio Grande do Sul, em parceria com a Sociedade de Pediatria do RS, deu início, na noite desta quinta-feira, 27, ao debate que busca propostas para promover a assistência à saúde infantojuvenil. O encontro na sede do Simers reuniu pediatras, representantes da SPRS, Benjamin Roitman e Lilian Day Hagel, a diretora de Atenção Primária à Saúde de Porto Alegre, Vânia Frantz, e o deputado estadual Thiago Duarte.
A coordenadora do Núcleo, Valérie Kreutz, fez uma explanação das ações da campanha Alerta Pediatria. Falou sobre os efeitos de poucos de pediatras nas unidades básicas de saúde, o que acaba sobrecarregando as emergências e gerando o aumento da morbidade e da mortalidade infantil. Valérie também apresentou números de pesquisa realizada no Estado de Santa Catarina em que mostram quanto maior o número de pediatras, menor o de mortalidade infantil.
“O pediatra tem um olhar atento ao desenvolvimento da criança como um todo. Isso é essencial”, alertou. Valérie defendeu que o especialista faça parte das equipes multidisciplinares das unidades de saúde.
LEIA MAIS
Escalas de pediatras é tema de reunião do Simers com gerência do Hospital da Criança Conceição
Núcleo de Pediatria do Simers promove palestra de atualização sobre o manejo da asma
A diretora de Atenção Primária à Saúde explicou como funciona o atendimento na capital e como os pediatras estão inseridos na rede pública. Vânia também apresentou dados sobre a fila de espera por especialidade infantil. A maior demanda é pela saúde mental, onde há 4.078 crianças aguardando consulta, seguida pela neurologia com 3.311. A pediatra da área técnica da Saúde da Criança da SMS, Paula Picon, apresentou dados sobre a mortalidade infantil.
Já Roitman chamou a atenção para o problema da pejotização e da falta de valorização dos pediatras de carreira, o que aumenta a rotatividade dos profissionais e prejudica o vínculo com a comunidade.
O deputado Thiago Duarte destacou que, sem profissionais especializados na Atenção Primária, há baixa resolubilidade. Segundo ele, isso impacta na lotação das emergências e no aumento das filas por especialidades.
Simers: coragem para defender e gestão para avançar! Associe-se.
O Simers utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para melhorar a experiência de usuário. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.