O auditório do Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (Simers) lotou na noite desta quinta-feira para a palestra promovida pelo Núcleo de Pediatria “Atualização do GINA”. O pediatra e doutor em Ciências Pneumológicas, Sérgio Luís Amantéa, trouxe as principais mudanças dos protocolos globais para o manejo da asma. A coordenadora do Núcleo, Valérie Kreutz, destacou a importância da divulgação das novas diretrizes.
Para Amantéa, a mudança mais significativa no GINA foram os critérios para o diagnóstico precoce da asma em crianças menores de cinco anos. Ele também discorreu sobre as limitações do uso do óxido nítrico exalado fracionado para guiar o tratamento, a variabilidade dos sintomas e do fluxo respiratório, fatores de risco e resposta aos corticosteroides inalatórios e a revisão das faixas terapêuticas de medicamentos. As novas diretrizes também reconhecem o impacto do clima extremo como gatilhos relevantes para a asma.
LEIA MAIS
Simers acompanha demandas dos médicos do Hospital Getúlio Vargas e da UPA 24h de Sapucaia do Sul
Vitória para os pediatras do Hospital Universitário São Francisco de Paula de Pelotas
Sapucaia do Sul: Pediatras do Hospital Getúlio Vargas discutem fechamento de setores do Hospital Getúlio Vargas com o Núcleo de Pediatria
.jpeg)
Amantéa alertou que o uso dos protocolos devem sempre respeitar a individualização do tratamento e os recursos aos quais médicos e pacientes têm acesso. Após a palestra, ele esclareceu diversas dúvidas.
Simers: coragem para defender e gestão para avançar! Associe-se!
O Simers utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para melhorar a experiência de usuário. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.