Livro resgata 17 anos de formaturas da Famed/UFRGS 

Livro resgata 17 anos de formaturas da Famed/UFRGS 

Livro Beca, Canudo e Protesto: contestação e irreverência nas formaturas da Faculdade de Medicina da UFRGS de 1974 a 1990, recupera episódios peculiares ocorridos durante 17 anos nas solenidades de colação de grau.

Compartilhe

07/08/2024 17:13

O Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (SIMERS) é uma das entidades patrocinadoras do livro Beca, Canudo e Protesto, de autoria da jornalista Elisa Kopplin Ferraretto e do professor da Famed Elvino Barros, que relata as formaturas da Faculdade de Medicina da UFRGS de 1974 a 1990. A obra recupera episódios ocorridos durante 17 anos nas solenidades de colação de grau da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Famed/Ufrgs).

O presidente do Simers, Marcos Rovinski – formado na instituição em 1975 –, foi um dos formandos ouvidos pelos autores no processo de elaboração da obra. Os autores coletaram mais de 100 depoimentos de médicos e médicas das 22 ATMs formadas no período (até 1985, apenas uma turma graduava-se a cada ano). 

A obra também resgata convites de formatura, discursos, fotografias, publicações na grande imprensa e em jornais estudantis e institucionais, além de realizarem ampla pesquisa bibliográfica para a contextualização do momento histórico.  Beca, Canudo e Protesto, com 352 páginas, é escrito na forma de uma reportagem e traz diversas imagens para ilustrar a narrativa.

 

Tags: Famed UFRGS Médicos Simers 93 anos médicas médicod SIMERS 92 ANOS UFPel

Aviso de Privacidade

O Simers utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para melhorar a experiência de usuário. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Ver Política