São Leopoldo: médicos das UBS e da UPA Scharlau aprovam a restrição de atendimento a partir de terça
Defesa

São Leopoldo: médicos das UBS e da UPA Scharlau aprovam a restrição de atendimento a partir de terça

Decisão ocorreu em AGE realizada pelo Simers e será tomada caso as remunerações de outubro e novembro não forem pagas até o dia 20

Compartilhe

17/01/2025 10:34

Os médicos que atendem as Unidades Básicas de Saúde (UBS) Centro do Idoso, Feitoria, Madezatti e Scharlau, bem como na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Scharlau, de São Leopoldo, decidiram restringir os atendimentos a partir do dia 21 de janeiro. A medida será tomada se a remuneração de novembro e dezembro não for paga até segunda-feira. A decisão ocorreu em Assembleia Geral Extraordinária (AGE) realizada pelo Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (Simers), na noite desta quinta-feira, 16. Caso ocorra o pagamento apenas de novembro e o valor de dezembro não seja quitado até o dia 25, a suspensão inicia no domingo, 26.

O diretor do Simers, Ricardo Pedrini Cruz, esclarece que o objetivo é negociar diretamente com a Saudex, responsável pela contratação dos profissionais, e com o Instituto Ideas, contratado pelo Executivo Municipal para a prestação do serviço nas UBSs. Será solicitada, ainda, uma reunião diretamente com as empresas visando buscar um cronograma para a quitação da dívida existente.

O Simers vai manter a AGE aberta, como forma de monitorar o avanço da situação e, caso necessário, decidir medidas rápidas e efetivas junto à categoria. Além disso, se colocou à disposição dos médicos que tiverem interesse em ingressar com ação individual para buscar na Justiça os pagamentos devidos. 

“Não podemos entrar com ação coletiva porque existem contratos diferenciados. Alguns são Pessoas Jurídicas e outros são sócios cotistas. Então, cada um precisa fazer sua própria judicialização. No caso dos cotistas, a ação vai pedir primeiro a exclusão do quadro societário e, depois, o pagamento dos meses devidos”, explicou. 

Os interessados podem buscar orientações junto ao Sindicato, que indica um escritório parceiro, sem custo para os sócios.

 

Tags: Médicos Medicina Simers 93 anos São Leopoldo Médicos de Uruguaiana UBS

Aviso de Privacidade

O Simers utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para melhorar a experiência de usuário. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Ver Política