NOTA DE REPÚDIO
O Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (Simers) e o Sindicato dos Médicos do Rio Grande (Simerg) vêm a público manifestar veemente repúdio ao episódio de violência ocorrido em uma Unidade Básica de Saúde no município de Rio Grande, na última sexta-feira (11).
Na ocasião, um médico foi alvo de tentativa de agressão por parte de um usuário do serviço, sendo necessária a intervenção de terceiros para evitar que o ataque se concretizasse. No dia seguinte, o mesmo indivíduo foi flagrado rondando as imediações da unidade, o que ampliou a sensação de insegurança. Temendo pela própria integridade, o profissional decidiu deixar a cidade.
É inadmissível que casos de violência e desrespeito contra médicos e profissionais da saúde continuem a ocorrer sem a devida resposta. A violência e qualquer tentativa de intromissão no exercício do Ato Médico configuram crime e devem ser tratadas com o máximo rigor.
O Simers e o Simerg estão acompanhando o caso de perto. Uma vistoria será realizada na unidade e uma reunião será solicitada com a Secretaria de Saúde do município para cobrar medidas efetivas que garantam a segurança e o respeito aos profissionais.
Nos solidarizamos com o médico vítima desta situação inaceitável e reafirmamos nosso compromisso em não permitir que a violência seja normalizada no ambiente de trabalho.
O Simers utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para melhorar a experiência de usuário. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.