Núcleo de Combate ao Exercício Ilegal da Medicina é apresentado ao Secretário de Saúde de Porto Alegre
Defesa

Núcleo de Combate ao Exercício Ilegal da Medicina é apresentado ao Secretário de Saúde de Porto Alegre

Compartilhe

27/11/2023 11:52

O Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (Simers), por meio de seu Núcleo de Combate ao Exercício Ilegal da Medicina (Nuceim), reuniu-se na tarde de sexta-feira, 24, com o secretário de saúde de Porto Alegre, Fernando Ritter, a chefe da vigilância da secretaria de Porto Alegre, Denise Garcia, e a diretora de vigilância em saúde, Evelise Tarouco, para apresentar o trabalho realizado pelo Núcleo.

As diretoras do Simers, Anice Metzdorf, Mônica Berg e Bruna Favero, mostraram as demandas realizadas pelo Nuceim, que tem como objetivo principal ser um canal de contato com a população para intermediar as denúncias do exercício ilegal da medicina. “O Núcleo nasceu em 2019, em um momento que a medicina estava sendo tratada de uma forma banal e sem cuidado, por qualquer pessoa fora da área de saúde, que ofertava serviços médicos sem a formação e conhecimento necessário, colocando a população em risco”, explicou a diretora Mônica.

Para Anice, a situação gera problemas tão graves, principalmente nas áreas de dermatologia e optometria, que são as mais buscadas no mercado. “No momento que temos colegas que se debruçam em tratar as consequências de pessoas que foram submetidas a procedimentos não-médicos e deram errado, em algum lugar isso vai parar, seja no hospital particular ou público. Então, teremos um problema gravíssimo de saúde, que muitas vezes não sai na TV, ou não é explicado, e a sociedade acaba não sabendo os riscos dessa prática ilegal”, explica a diretora.

No final da reunião, o secretário de saúde em conjunto com os demais presentes, optaram por criar um grupo de trabalho com o Cremers, conselho de odontologia, enfermagem e biomedicina para atuarem com a finalidade de estabelecer regras claras no quesito de exigências sanitárias em consultórios e clínicas, defendendo a boa prática e a saúde da população.

Tags: Núcleo de Combate ao Exercício Ilegal da Medicina

Aviso de Privacidade

O Simers utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para melhorar a experiência de usuário. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Ver Política