As diretoras e integrantes do Núcleo de Pediatria do Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (Simers), Anice Metzdorf e Isabel dos Santos, representaram a entidade na palestra “Reconhecendo os primeiros sinais de autismo – abordagem prática para pediatras”, realizada nesta terça-feira, 9, no auditório do Conselho Regional de Medicina (Cremers). A atividade foi ministrada pelo professor do Departamento de Pediatria da Universidade de Iowa (EUA), Marcio Leyser, e o evento promovido pela Sociedade de Pediatria do Rio Grande do Sul (SPRS), em conjunto com os Comitês de Pediatria Ambulatorial e de Desenvolvimento e Comportamento.
Com o propósito de compartilhar conhecimento em prol do atendimento qualificado para crianças com sinais precoces de Transtorno do Espectro Autista (TEA), Marcio Leyser, que também é doutor em Neurologia e Neurociência, abordou a definição do autismo; epidemiologia e estabilidade diagnóstica; neuroanatomia; TEA e semiologia do desenvolvimento; escalas de screening e diagnóstico do TEA.
Para Anice Metzdorf, é fundamental para os pediatras a realização de anamneses eficientes. “Só assim vamos poder garantir o diagnóstico precoce e auxiliar a criança a desenvolver habilidades sociais e de comunicação, adaptando estratégias às necessidades individuais de cada uma”, afirma a diretora do Simers.
De acordo com Isabel, a continuidade do aprendizado contribui não só para uma melhor assistência pacientes, mas, também, com todos os colegas que estão chegando na profissão. “As abordagens apresentadas nesta palestra serviram de estímulo para continuarmos estudando e aprendendo sobre o autismo e seus sinais”, concluiu a integrante do Núcleo de Pediatria do Simers.
O Simers utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para melhorar a experiência de usuário. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.