Na manhã de quinta-feira, 17, o diretor da Região Sul do Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (Simers) e integrante do Núcleo de Obstetrícia, Marcelo Sclowitz, apresentou aos residentes da Universidade Católica de Pelotas (UCPel) a campanha de conscientização social "Salve os COs". O encontro ocorreu no Centro Acadêmico da instituição, junto ao Hospital Universitário São Francisco de Paulo (HUSFP), e reuniu mais de uma dezena de alunos, além de obstetras do Corpo Clínico do HUSFP e a coordenadora do Núcleo, Márcia Barbosa, que participou virtualmente do encontro.
Aos jovens médicos, Sclowitz e Márcia fizeram um panorama sobre a especialidade médica e os inúmeros casos de intromissão ao Ato Médico e Obstétrico, como a introdução ilegítima de pessoas desqualificadas tecnicamente nas adjacências da obstetrícia.
Outro ponto ressaltado pelo diretor foi o fechamento em série de vários Centros Obstétricos no Rio Grande do Sul, o mais recente extinto é o de Campina das Missões, na Região Noroeste. Nos últimos anos, inúmeras maternidades foram descontinuadas no território gaúcho, forçando as gestantes a aderirem a popularmente chamada "ambulancioterapia", um risco adicional e desnecessário às parturientes e nascituros.
Entenda a campanha
Diante deste levante em prol da destruição da obstetrícia, o Simers tem alertado, em nome da entidade médica e de seus representados, sobre a exposição de gestantes e nascituros a riscos desnecessários e demora no atendimento. Então, para dar melhores condições de trabalho aos profissionais e segurança das pacientes e dos próprios obstetras, a entidade médica tem percorrido COs de todo o Estado na divulgação da campanha e discutindo sobre prerrogativas para o tema. Com isso, inúmeras ações têm sido realizadas na Capital e Interior do Estado a fim de discutir com os profissionais e pontuar questões importantes para que não haja mais perdas para a especialidade nas casas de saúde.
O Simers utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para melhorar a experiência de usuário. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.