Para dialogar sobre a saúde pública e reforçar a importância da valorização do médico, o Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (Simers) recebeu a visita do presidente da Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs), Luciano Orsi, em mais uma edição do projeto “Portas Abertas”, na manhã desta terça-feira, 25.
A agenda ocorreu no auditório da entidade Carlos Sá e contou com a presença do presidente, Marcos Rovinski; do diretor-geral, Fernando Uberti; do diretor de Políticas Estratégicas, Vinícius de Souza; e do diretor do Interior, Luiz Alberto Grossi.
“A saúde é sempre um tema fundamental, mas a precarização e a insegurança jurídica dos contratos e as terceirizações e quarteirizações acabam com a relação médico-paciente. Podemos, em conjunto com a Famurs, promover iniciativas para solucionar essas questões”, enfatizou Rovinski, que enalteceu a aproximação entre as entidades.
O diretor-geral do Simers, Fernando Uberti, complementou abordando sobre a estabilidade profissional do médico.
“Penso que poderíamos atuar em conjunto, é um ponto que coloca tanto gestores, os prefeitos e os médicos na mesma posição de insatisfação. O que impacta é essa falta de estabilidade funcional, se existisse uma carreira pública para o médico, como existe para o judiciário, certamente essa realidade seria diferente. Penso que nós poderíamos tratar juntos a carreira e valorização dos médicos. Um dos pontos que trabalhamos diariamente aqui é o teto remuneratório limite dos prefeitos. São temas que podemos conversar mais e, acredito, que a Famurs vem a somar nessa questão”.
Para o presidente da Famurs, o objetivo principal é a saúde e solucionar, junto ao sindicato, temas como esse daqui para frente.
“Os municípios todos, maiores ou menores, infelizmente, têm essa dificuldade. Há uma divisão dos valores em hospitais do mesmo tamanho, da mesma complexidade, com valores distintos de verbas. Tem que ter uma divisão justa. A ideia é trazer essa aproximação, ter essas parcerias pode significar a resolução dessas questões localizadas”.
No encontro, também foram apresentados os projetos que o sindicato tem em relação aos médicos, como valorização remuneratória, plano de carreira, proteção, entre outros. Uma parceria institucional, com reuniões periódicas com a Famurs, foi sugerido pelos diretores e presidente para a fiscalização dos contratos e para atuar em conjunto em melhorias da saúde pública.
Portas Abertas
O projeto “Portas Abertas Simers" dá continuidade ao trabalho intenso do maior sindicato médico da América Latina em colocar a entidade à disposição das diferentes esferas de Poder, tanto estadual como nacional. Para isso, serão realizados dois encontros por mês, sempre às segundas-feiras pela manhã, na sede do Simers, em um café da manhã com convidados e os dirigentes da entidade, para discutir ações e políticas públicas que visam à melhoria das relações de trabalho, ensino da Medicina e atualização da legislação na área.
O Simers utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para melhorar a experiência de usuário. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.