Um dos maiores gargalos da saúde pública, o atendimento médico especializado em oftalmologia, ganhou um reforço nesta quinta-feira, 20, em Porto Alegre. O presidente do Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (Simers), Marcelo Matias, fez questão de prestigiar a inauguração oficial da unidade de atendimento pelo Sistema Único de Saúde (SUS) da Clínica Pronto, especializada em oftalmologia e otorrinolaringologia, que está funcionando no Centro Histórico da Capital. “É sempre motivo de comemoração quando vemos o avanço do atendimento pelo SUS, principalmente em especialidades como essas, cujas filas são muito grandes”, afirmou. Segundo ele, a ampliação dos espaços para receber pacientes significa também o aumento do mercado para os médicos.
Diversas autoridades estiveram presentes no evento, que se tornou um ambiente de conversas sobre a situação da saúde em Porto Alegre e no Estado e de busca por convergências que resultem em melhorias para o setor. O presidente Marcelo Matias conversou com o prefeito Sebastião Melo, com deputados, como Frederico Antunes e Dr. Thiago Duarte, com o secretário-geral da prefeitura de Canoas, Rossano Dotto Gonçalves, e com a secretária estadual da Saúde, Arita Bergamnn.
Em todos os momentos, a atuação do Sindicato e as demandas dos médicos foram o centro das atenções. “A inauguração de uma unidade de atendimento pelo SUS representa algo muito importante para Porto Alegre, mas acaba trazendo reflexos positivos para toda a região”, defendeu Marcelo Matias. “E não tem como falar em saúde na região Metropolitana sem fazer referência à situação de Canoas. Conversei brevemente com a secretária Arita sobre o assunto e pretendo agendar uma reunião com ela para vermos a possibilidade de avanço num possível processo de estadualização da gestão de saúde canoense”, revelou.
Nova unidade da Clínica Pronto em números
A nova unidade da Clínica Pronto, apesar da inauguração oficial só nessa quinta-feira, já vem prestando atendimento há cinco meses. Nesse período, o Centro de Atendimento SUS já realizou 500 cirurgias de catarata, mais 10 mil consultas e exames, além de 500 atendimentos a laser e outros tantos na área de deficiência auditiva e otorrinolaringologia. A Clínica, de 42 anos, foi fundada por um grupo de médico e vinha há dois anos planejando fazer parte da ampliação do atendimento pelo SUS. Para Armando Manduca, um dos sócios da instituição, é a concretização de um sonho. “Depois de tantos anos atendendo a saúde suplementar, ficamos muito felizes e honrados por passarmos à universalização do atendimento, complementando o SUS”, manifestou, emocionado.
O secretário municipal da Saúde, Fernando Ritter, saudou a iniciativa e disse que parcerias privadas são sempre bem-vindas e contribuem na busca pela ampliação e qualificação do atendimento à população. A secretária estadual, Arita Bergmann, corroborou e salientou a importância da clínica e disse que, se for necessário, o Estado também vai alinhar parceria, especialmente para serviços de oftalmologia. “Precisamos trabalhar unidos. E, juntos, podemos fazer mais e melhor pelos nossos cidadãos”, completou.
O Simers utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para melhorar a experiência de usuário. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.