A valorização dos médicos municipários da Capital foi pauta de agenda entre o presidente do Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (Simers), Marcelo Matias, com a prefeita em exercício de Porto Alegre Betina Worm, do secretário de Saúde, Fernando Ritter e das diretoras do Simers Ana Coronel (Região Porto Alegre) e Lizia Mota (Municipários). A reunião aconteceu no Centro Administrativo Municipal, na tarde desta terça-feira, 25.
Na oportunidade, foram debatidos temas como a criação de um plano de carreira à categoria e a readequação da Lei Complementar n° 677, de 2011, que possui incongruências. De acordo com Matias, desde 2021 não houve avanços. “A prefeitura sempre contou com os médicos, principalmente durante a enchente e a pandemia. Nós só queremos reconhecimento e diálogo”, destacou.
Durante o encontro, também foram pautadas as questões de segurança nas unidades de saúde. Conforme Lizia, muitas unidades encontram-se em áreas de risco. “Sugerimos a instalação de um botão de pânico, que nada mais é do que um dispositivo de segurança que permite acionar um alerta imediato em situações de emergência. Ele ajudaria muito os profissionais”, pontua.
Também foram discutidas a ampliação do prazo de compensação dos expedientes de 24 e 31 de dezembro para além de 30 de abril e acordado, entre o Sindicato e o Executivo, a criação de dois Grupos de Trabalho. “Um dos grupos seria para tratar das remunerações e o outro para abordar temas de interesse da categoria”, disse Lizia.
O Simers utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para melhorar a experiência de usuário. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.