Representantes do Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (SIMERS) visitaram nesta sexta-feira, 10, o Centro de Atenção Psiquiátrico AD III (CAPS AD III), na zona norte de Porto Alegre. O objetivo da visita foi vistoriar as condições de trabalho dos médicos na unidade que é voltada ao atendimento de pessoas com transtornos psíquicos causados pelo uso de álcool e outras drogas.
A comitiva liderada pelos diretores do Simers, Ricardo Pedrini Cruz e José Luiz Correa, identificou que a unidade tem recebido pacientes com perfil de risco de auto e hétero-agressão têm sido referenciados no local. “Apesar de funcionar 24h, o CAPS AD III não possui plantão médico, nem equipe treinada para este tipo de atendimento, colocando outros pacientes e os profissionais em risco”, detalha Pedrini.
Qualidade no atendimento
José Luiz Correa, detalha que a demanda psiquiátrica da Capital vem crescendo nos últimos anos, e é necessário que os profissionais tenham uma estrutura adequada de trabalho, para garantir qualidade no atendimento. “Nosso objetivo inicial é ouvir as demandas da categoria e construir as soluções necessárias que garantam aos médicos todas as ferramentas para o bom exercício da Medicina”, enfatiza.
Funcionários confirmam as denúncias de que a unidade tem recebido pacientes sem perfil de atendimento para complexidade do local. Segundo os relatos, as pessoas atendidas no CAPS, usam o espaço para aguardar a disponibilidade de leitos em outras portas de atendimento psicossocial na Capital. O fechamento de outras unidades de saúde da região, afetadas pela enchente que atingiu a cidade em 2024, também prejudicou o atendimento na unidade, que virou referência para essas regiões.
Uma reunião com os gestores do Grupo Hospitalar Conceição, que administra o CAPS AD III, e com a Secretaria Municipal da Saúde será agendada para os próximos dias para tratar do assunto.
O Simers utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para melhorar a experiência de usuário. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.