Prefeitura criará grupo de trabalho para avaliar tecnicamente demandas dos médicos municipários
Médico

Prefeitura criará grupo de trabalho para avaliar tecnicamente demandas dos médicos municipários

Prefeitura criará Grupo Técnico (GT), com a presença de representantes do Simers, que ficará com a tarefa de analisar tecnicamente o pleito dos médicos do Município e como poderá ser viabilizado, sem causar impactos na administração pública. 

Compartilhe

23/09/2021 18:49

Um grupo técnico (GT) composto por representantes das secretarias da Saúde; Administração e Patrimônio; Planejamento e Assuntos Estratégicos; Procuradoria Geral do Município (PGM), e Previmpa, pelo lado da Prefeitura, e outros do Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (Simers), foi o que ficou estabelecido em reunião, de mais de uma hora, da direção do Simers com o prefeito da Capital, Sebastião Melo e secretários, no início da tarde desta quinta-feira, 23, no Paço Municipal. Ao grupo, ficará a tarefa de analisar tecnicamente o pleito dos médicos do Município e como poderá ser viabilizado, sem causar grandes impactos na administração pública. 

“Reconheço a legitimidade da demanda do Simers de aumento salarial. Muitos municípios da Região Metropolitana pagam mais que nós. Mas temos de construir juntos uma alternativa viável, por isso a importância deste grupo. Pretendo participar de algumas reuniões para saber como está evoluindo e dar os meus pitacos”, observa Melo. O prefeito de Porto Alegre acrescentou que o gestor público tem seus limites legais e não pode ultrapassá-los. “Entre as questões que este grupo terá de definir é quantos profissionais existem hoje exercendo a atividade de médico na Prefeitura e quantos são realmente necessários”, finalizou. 

O presidente do Simers, Marcelo Matias, achou produtivo o encontro e pretende dar celeridade na formação do grupo e no início dos trabalhos. “Temos pressa na solução da nossa demanda. Vamos agilizar o processo para que o grupo comece o mais rápido possível a análise e a busca para uma solução que atenda a categoria”, afirma. O vice-presidente, Marcos Rovinski, colocou a entidade e os técnicos do Sindicato à disposição da Prefeitura para auxiliar na elaboração dos cálculos atuariais e na condução dos trabalhos. 

Durante a reunião, o secretário municipal da Saúde, Mauro Sparta, informou que os técnicos da SMS se debruçaram no pedido da entidade médica e elaboraram um estudo de impacto financeiro. Este trabalho foi apresentado a todos os presentes.  Ao final da sua manifestação, Sparta lembrou que o município perdeu 15 médicos nos últimos meses o que está trazendo dificuldade para fechar as escalas de plantão.
 
Também participaram da reunião os secretários de Planejamento e Assuntos Estratégicos, Cezar Augusto Schirmer; Administração e Patrimônio, André Barbosa; Governança Local e Coordenação Política, Cassio Trogildo, e Secretaria Extraordinária de Enfrentamento ao Coronavírus, Cesar Emílio Sulzbach, bem como o diretor-geral do Previmpa, Rodrigo Costa, entre outros. Pelo Simers esteve a diretora da entidade e coordenadora do Núcleo do Médicos Municipários, Lizia Mota, além das assessorias política e jurídica.

Tags: Medicina Médicos luta salários

Aviso de Privacidade

O Simers utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para melhorar a experiência de usuário. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Ver Política