Comitiva do Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (Simers), liderada pelo presidente Marcos Rovinski, se reuniu no final da tarde desta segunda-feira, 4, com representantes da Mesa de Negociação da Prefeitura da Capital que analisa demandas dos médicos municipários, principalmente sobre a reivindicação de realinhamento salarial dos profissionais, tendo como coordenador o secretário de Administração e Patrimônio, André Barbosa. No encontro, que também teve a presença do deputado estadual Dr. Thiago Duarte, o Governo quis ouvir a entidade médica e promete apresentar, no próximo dia 17 de janeiro, um esboço de proposta, que resultará em Projeto de Lei modificando artigos da Lei municipal complementar 677/2011( a do especialista médico), a ser encaminhado ao Legislativo Municipal.
“Está em fase final de elaboração a nossa proposta e está ficando excelente. Pretendemos submetê-la ao Simers no dia 17 de janeiro e havendo a concordância da entidade, encaminhar ao prefeito Sebastião Melo”, explica o secretário Barbosa. Ele acrescenta estar otimista com o desfecho do processo. “Os médicos têm de ser tratados de forma diferenciada. Mas temos de pensar no todo. Nesta Mesa de Negociação estamos buscando construir a melhor proposta possível que agrade a todos”, explicou o secretário da Administração e Patrimônio.
Quanto à reivindicação de pagamento de insalubridade de 40% para médicos na assistência, que foi uma das cobranças do Sindicato, especialmente em função da pandemia, o secretário disse que remeterá a questão para ser tratada com o titular da pasta SMS, por ser matéria eminentemente técnica da saúde. O Simers deverá agilizar pedido de reunião, em caráter urgente, para tratar a questão com o secretário Mauro Sparta e seus assessores.
O presidente Marcos Rovinski saiu satisfeito do encontro. “Vejo que tem uma disposição do Governo em começar a corrigir a injustiça salarial existente. O processo está caminhando para um desfecho positivo para a categoria”, concluiu.
Para a diretora Lizia Mota, que acompanha o processo desde o início, “Embora não contemplem o rol completo de reivindicações dos médicos municipários, claramente apontam avanços nas negociações, disponibilidade em chegar a consenso e reconhecimento da especificidade e singularidade da categoria médica”, destaca.
Também participaram da reunião a diretora do Simers, Lizia Mota, e o médico Municipário Fabio Gatti, além das as assessorias Jurídica e Política da entidade médica. Pela prefeitura, o técnico da Secretaria de Administração e Patrimônio, Demétrio Vasnieski.
O Simers utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para melhorar a experiência de usuário. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.