Após reuniões realizadas no Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (Simers) e na Câmara de Vereadores de Porto Alegre, a presidente da Comissão de Saúde e Meio Ambiente (COSMAM), vereadora e psicóloga Tanise Sabino (MDB), protocolou no dia 26/08 um pedido de informações ao executivo municipal sobre o possível fechamento das emergências psiquiátricas que prestam atendimento na Capital.
Endereçado ao prefeito Sebastião Melo e ao secretário municipal de Saúde, Fernando Ritter, o documento solicita esclarecimentos sobre o encerramento das atividades nos serviços localizados no Centro de Saúde IAPI e no Pronto Atendimento Cruzeiro do Sul (PACS). Além disso, propõe a abertura de um debate amplo com a população sobre o tema.
Entre os questionamentos estão: a capacidade da rede de saúde para absorver a demanda atual, a qualificação das equipes das emergências clínicas e dos CAPS, a estrutura física dos novos locais de atendimento e os impactos para pacientes e profissionais. A vereadora também cobra transparência no processo de tomada de decisão, solicitando acesso a documentos técnicos e a realização de debates com o legislativo e entidades representativas da saúde.
Leia mais:
O Simers e o Núcleo de Psiquiatria da entidade médica vêm alertando sobre os riscos da desativação das emergências sem uma transição segura, especialmente diante do aumento da demanda por atendimentos em saúde mental. A entidade destaca a importância de assegurar uma assistência qualificada tanto para os pacientes quanto para os profissionais da área.
Simers: coragem para defender e gestão para avançar!
O Simers utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para melhorar a experiência de usuário. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.