Presidente do Simers participa de Fórum do CFM e destaca a participação dos sindicatos na defesa dos médicos
Defesa

Presidente do Simers participa de Fórum do CFM e destaca a participação dos sindicatos na defesa dos médicos

Compartilhe

10/11/2023 13:47

O presidente do Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (Simers), Marcos Rovinski, participou como moderador do II Fórum de Otorrinolaringologia do Conselho Federal de Medicina (CFM) que está sendo realizado nesta sexta-feira, 10, no formato on-line. O tema desta edição foi: “Defesa Profissional – Abordagem Ética, Médica e Jurídica na Otorrinolaringologia”.

“O sindicato é fundamental na defesa dos interesses da categoria. A entidade consegue negociar com planos de saúde, representando o bloco de médicos. Também consegue negociar salários e remunerações atrasados por parte de instituições de saúde, bem como intervir em nome dos médicos com os agentes públicos na elaboração e mudança na legislação. As cooperativas são importantes e tem um papel positivo na relação médicos e planos e instituições médicas, dando autonomia para a atividade profissional, e os sindicatos podem atuar em sinergia na defesa dos médicos", manifestou Rovinski.

Sobre a relação de trabalho do médico, Marcos Rovinski lembrou do PL 2621/2022, formatado pelo Departamento Jurídico do Simers e protocolado no Congresso Nacional, em 2022, que objetiva dar mais proteção e segurança jurídica aos médicos em contratos por pessoa jurídica. O presidente encerrou sua manifestação lembrando que o Simers, maior sindicato médico da América Latina, representa, defende e protege os mais de 15,6 mil profissionais no Estado, tem sido uma voz ativa na luta por uma medicina de qualidade e que deva estar acima de qualquer ideologia ou governo. 

O Fórum foi aberto pelo presidente do CFM, José Hiran da Silva Gallo. Após sua manifestação, ele passou a coordenação dos trabalhos para a conselheira federal e coordenadora da Câmara Técnica de Otorrinolaringologia do CFM, Tatiana Bragança de Azevedo Della Giustina. A aula magna foi feita por Nelson Nery Jr, membro da Comissão de Direito Médico do CFM. Pela parte da manhã foi realizada, ainda, Mesa-Redonda: A importância do Planejamento Tributário e o Cooperativismo, com Bruno Almeida Antunes Rossini, membro da Câmara Técnica de Otorrinolaringologia do CFM.

Mauro Becker Martins Vieira participou da Mesa-Redonda: As diferentes formas de trabalho do otorrinolaringologista: Cooperativismo; Planos de Saúde e Medicina Liberal (autônomo). Já André Alencar Araripe Nunes, membro da Câmara Técnica de Otorrinolaringologia do CFM, palestrou: A importância do cooperativismo/negociações coletivas junto às Operadoras. Encerrando os trabalhos da manhã, Marcos André de Sarvat apresentou a palestra: Medicina liberal autônoma x planos de saúde e cooperativismo: vantagens, riscos e experiências. O evento seguirá à tarde.

Tags: Medicina Médicos Conselho Federal de Medicina (CFM)

Aviso de Privacidade

O Simers utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para melhorar a experiência de usuário. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Ver Política