A ação social Trote Solidário, promovida pelo Núcleo Acadêmico do Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (NAS) está promovendo a segunda edição semestral do Trote, que em 2023 completa 15 anos de existência. Ao longo dos mais de 20 dias de ação os voluntários, formados por estudantes dos cursos de Medicina do estado, receberam donativos nas principais redes supermercadistas em diversas regiões nos sábados (19 e 26/08 e 02/09), além de doações online via trotesolidario.com.br
A edição 2023 arrecadou, junto às cidades de Canoas, Caxias do Sul, Ijuí, Lajeado,Novo Hamburgo, Passo Fundo, Pelotas, Porto Alegre, Santa Cruz do Sul, Santa Maria, São Leopoldo e Uruguaiana, além de doações online, um total de 47.961,53kg de itens alimentícios, que são distribuídos pelo Banco de Alimentos do Rio Grande do Sul, Lions Clubs International e Rotary Club International às entidades sociais das cidades onde foram realizadas as doações.
Nas próximas semanas, o Simers irá divulgar as Comissões Universitárias vencedoras nas Regiões Capital/Metropolitana e Interior, onde será individualizado a pesagem dos donativos recebidos por cada grupo de voluntários. Na primeira semana do Trote Solidário foram doados 6.772kg de alimentos, na sequência, 4.116kg e a conclusão, que ocorreu no último sábado, 02, nas Regiões Capital/Metropolitana e Santa Maria, 9.756,14kg.
“O Simers sente-se orgulhoso ao saber a quantidade de alimentos arrecadados e o impacto da ação na vida daqueles que mais precisam. Como se fala, e se sabe, quem tem fome, tem pressa. Neste momento, em que o Rio Grande do Sul é assolado por uma catástrofe meteorológica, com enchentes e até mortes, cada quilo de comida doado é fundamental. Meu muito obrigado aos doadores, aos voluntários, às redes de mercados, hemocentros, ONGs, ao Banco de Alimentos e demais parceiros, que fizeram acontecer mais uma edição do Trote Solidário”, disse Vinícius de Souza, diretor de Políticas Estratégicas do Simers.
RANKING HISTÓRICO TROTE SOLIDÁRIO:
1º: 56.888kg (2018)
2º: 47.961,53kg (2023)
3º: 45.956kg (2022)
O Trote Solidário é um projeto realizado pelo NAS, que mantém a tradição do trote universitário, tornando realidade o objetivo de todos os médicos: SALVAR VIDAS. A ação é a união da campanha de doação de sangue realizada pelos ingressantes das universidades de medicina e o convite à sociedade para doar alimentos às comunidades carentes.
Com início em 2008 por estudantes de Medicina, o Trote Solidário é uma referência entre acadêmicos, profissionais de saúde e em toda sociedade. O sucesso desta ação ocorre em conjunto com parcerias como Banco de Alimentos do RS e Bancos de Sangue/Hemocentros do estado.
Como reconhecimento público, o Trote Solidário foi vencedor do:
Prêmio Top Cidadania 2013 da ABRH-RS;
Prêmio Ser Humano Oswaldo Checchia 2014 da ABRH-Nacional, na modalidade Desenvolvimento Sustentável e Responsabilidade Social/ Organização Cidadã;
Prêmio Top Cidadania 2022 da ABRH-RS na modalidade organização.
Ao longo das edições já participaram alunos das diversas Universidades de medicina do Rio Grande do Sul. O impacto social do Trote Solidário já atinge mais de 770 mil pessoas com arrecadação de alimentos e mais de 31 mil vidas com doações de sangue.
Participam do Trote Solidário: Ufrgs; Ulbra, Unisinos, Feevale, Ufpel, Unisc, Univates, Unijuí, UCS, UPF, UFFS, UFSM, UFN e Unipampa. Também participaram desta edição as redes supermercadistas: Andreazza; Asun; Baklizi; Beltrame; Big; Carrefour; Cia. Zaffari; Comercial Zaffari; Cotrijuí; Desco; Grenal; Guanabara; IMEC; Macromix; Modelo; Multi; Nacional; Nicolini; Rede Super; Rissul; Schmitz; StockCenter; STR e Super Rispoli.
O Simers utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para melhorar a experiência de usuário. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.